Título: Banco Central foi o mais requisitado
Autor:
Fonte: O Globo, 17/05/2012, O País, p. 13
O Banco Central foi o órgão do governo federal que recebeu ontem o maior número de pedidos de informações, 49, no primeiro dia de vigência da Lei de Acesso à Informação. Ao todo, foram registradas 708 solicitações até as 18h, conforme balanço da Controladoria Geral da União (CGU). A presidente Dilma Rousseff assinou o decreto de regulamentação da lei, porém seu conteúdo não havia sido publicado até o fechamento desta edição.
O Ministério do Planejamento foi o segundo órgão mais demandado, com 37 pedidos, seguido pelo Ministério das Relações Exteriores, com 36. A CGU gerencia o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), pelo qual é possível encaminhar solicitações por meio da internet.
De acordo com a CGU, os Serviços de Informações ao Cidadão (SIC) de todos ministérios funcionaram sem contratempos. O balanço revela ainda que o Ministério da Saúde foi alvo de 28 solicitações; o da Justiça, 24; o Ministério da Educação e a Presidência da República, 22 cada; o BNDES e a CGU, 21 cada; a Fazenda, 20.