Título: PSDB e DEM selam aliança em SP e Salvador
Autor: Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 18/05/2012, O País, p. 15

Partidos apoiarão candidaturas de Serra e ACM Neto; Guerra defende nome de Aécio para a Presidência em 2014

O PSDB e o DEM anunciaram ontem a formação de aliança para as sucessões às prefeituras de São Paulo e Salvador, em acordos que tiveram como principal fiador o governador Geraldo Alckmin. Em cerimônia na capital paulista ontem, o DEM sacramentou apoio à candidatura do ex-governador José Serra e informou que o PSDB irá hoje dar aval à candidatura do deputado federal ACM Neto à prefeitura de Salvador. O DEM exigia como condição para acordo em São Paulo a desistência da pré-candidatura, em Salvador, do deputado federal Antonio Imbassahy, do PSDB. Em março, o DEM ameaçou lançar candidatura própria em São Paulo se não se resolvesse o impasse em Salvador, o que foi feito após a interferência de Alckmin.

O presidente do DEM, José Agripino Maia, ressaltou a importância da aliança com o PSDB para fortalecer o "espaço da oposição" no Brasil e cobrou do aliado histórico apoio em capitais como Macapá, Fortaleza, Recife e Aracaju. Em troca, o DEM pretende apoiar o PSDB em Curitiba, Belém, Teresina e Natal. Agripino criticou a atuação do PT no governo federal e disse que a "virada do Brasil" passa pela vitória de Serra em São Paulo. Além do DEM, o pré-candidato do PSDB arregimentou apoios de PV e PSD e deve fechar, nas próximas semanas, acordo com o PP. Os tucanos têm expectativa ainda de aliança com PTB e PPS.

- Esta é a primeira de uma série de alianças que temos o dever de estabelecer em nome da coerência, a aliança das oposições. Nosso espaço é um só, o das oposições. Onde o PSDB for mais forte, o DEM vai apoiá-lo; onde o DEM for mais forte, espera o apoio do PSDB. Assim precisa ser, para que quem ganhe defenda princípios éticos. Temos de virar a página de um Brasil não competitivo e a virada do Brasil passa pela vitória de Serra em São Paulo - disse Agripino.

Serra acha que o acordo com o DEM é estratégico:

- Sou a favor de parcerias com o DEM. Estamos nos unindo, temos quatro partidos, e vamos ampliar o nosso atual arco de alianças. Vamos vencer juntos e governar juntos. Temos que somar nesta campanha, já disse isso. Todos serão agora amigos desde criancinha .

Guerra : Aécio é

candidato real ao Planalto

O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, representou na cerimônia o PSD, sigla dissidente do DEM que já manifestou apoio a Serra no último sábado. Dirigentes do DEM defenderam que o PSD não tenha direito ao Fundo Partidário ou a tempo de televisão nas eleições municipais deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende retomar o julgamento sobre a questão na próxima semana.

Em Minas, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que o senador Aécio Neves (PSDB) é, hoje, o pré-candidato "real" do partido à Presidência em 2014. O presidente do PSDB negou que a candidatura de Serra à prefeitura de São Paulo o retire da corrida pelo Planalto, mas afirmou que há um "sentimento muito forte" na legenda em defesa da candidatura de Aécio.

Questionado sobre a existência de crítica interna no partido de que Aécio não tem tido atuação forte no Senado, Guerra disse que o PSDB não espera que o mineiro seja o "campeão da oposição", mas deu um "puxão de orelha":

- A gente não reclama da postura dele no Senado, porque é excelente senador. É que ele anda menos do que gostaríamos. A gente quer que ele ande mais Brasil afora. ( COLABOROU Amanda Almeida )