Título: Código Florestal passeata pelo veto
Autor: Alves, Marcos
Fonte: O Globo, 21/05/2012, O País, p. 4

SÃO PAULO. Ao som de bateria de escola de samba e maracatu, cerca de 1,5 mil manifestantes fizeram passeata ontem no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para pedir à presidente Dilma Rousseff que vete integralmente o texto do Código Florestal, aprovado em abril pela Câmara dos Deputados. O ato reuniu ambientalistas, representantes de movimentos sociais, ONGs e pessoas que se exercitavam no parque e aderiram ao movimento.

- A pressão econômica e dos ruralistas é grande, mas a presidente tem que ver que também há pressão da sociedade. Estamos de olho no que o país está fazendo às vésperas da Rio+20. Que exemplo o Brasil vai dar para o mundo? - resume o coordenador de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Belloyanis Monteiro, organização que tenta unir os movimentos ambientais pelo veto ao código.

Dilma tem até sexta-feira para decidir se veta ou não o texto, integral ou parcialmente. Para os ambientalistas, "conceitos incertos e genéricos" do projeto abrem brechas para desmatamentos em áreas de preservação. Eles também criticam a retirada de proteção a veredas e manguezais, a fragilização do sistema de controle da exploração de florestas nativas, a concessão de anistia a desmatadores, e a falta de mecanismos que "privilegiem o produtor que preserva em relação ao que degrada". A presidente já descartou o veto total ao código.

Centenas de mudas de árvores e camisetas verdes com a mensagem "Veta, Dilma!" foram distribuídas aos manifestantes e motoristas que passavam pelo Ibirapuera. Pelo menos 1,8 milhão de pessoas