Título: Krugman Saída da Grécia é inevitável
Autor: Lohnes, Thomas
Fonte: O Globo, 21/05/2012, Economia, p. 18
BERLIM. O Nobel de Economia Paul Krugman afirmou, em entrevista à revista alemã "Der Spiegel", que a saída da Grécia da zona do euro é inevitável. O economista sugeriu, ainda, que países como Espanha e Itália não devem iniciar investimentos públicos elevados porque terão dificuldade de financiamento.
"Odeio dizer isto porque é como gritar fogo em um cinema cheio de gente. Mas não há alternativa. Todas as soluções que estão em debate não servem para resolver o desastre", disse o economista à publicação alemã.
Krugman afirmou, ainda, que a saída da Grécia da zona do euro deve provocar fuga de capital dos países vizinhos e sugeriu que o Banco Central Europeu reaja com uma injeção de liquidez. Na sua avaliação, no entanto, a situação de Espanha e Itália é mais fácil porque os problemas não são consequência de irresponsabilidade, como é o caso da Grécia.
Na entrevista, Krugman também não poupou críticas à postura da chanceler alemã, Angela Merkel, de defender a austeridade fiscal a todo custo.