Título: Dilma adula o PMDB
Autor: Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 22/09/2009, Política, p. 9

Ministra diz que PT pode definir logo quem será o candidato ao Planalto. Peemedebistas querem cargo de vice na chapa governista

Diante da pressa do PMDB em definir uma aliança com o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sucessão no Palácio do Planalto, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou, ontem, que é possível o PT apontar, até o próximo mês, o nome escolhido para disputar as eleições presidenciais de 2010. ¿Em princípio, é (possível definir até outubro). Agora, tem de ver. A gente não pode descartar nada¿, disse a ministra, que deve ser a candidata petista ao Executivo federal.

Na semana passada, em encontro com Lula, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), pediu agilidade na definição da aliança entre seu partido e o PT. O apoio formal ao candidato do governo deve ser divulgado logo após o retorno do presidente Lula de viagens internacionais. Nesta semana, ele participa da Assembleia Geral da ONU e do encontro do G-20, ambos nos Estados Unidos.

¿Eu entendo o anseio do presidente do PMDB em ter essa decisão até outubro e acho que há de haver um esforço para ver se é possível¿, afirmou a ministra. Dilma ressaltou, no entanto, que ¿cada partido tem seu ritmo¿. O PMDB quer ocupar o cargo de vice na chapa governista e o nome de Temer é um dos mais cotados para assumir a posição.

Estados

Um dos motivos para a pressão do PMDB em concretizar o apoio ao governo o quanto antes é o fato de que o quadro eleitoral nos estados começa a ser definido ¿ e as alianças regionais poderiam inviabilizar a aliança nacional. Na Bahia, por exemplo, o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, pode enfrentar nas urnas o peemedebista Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional.

Um possível confronto entre a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), e o deputado federal Jader Barbalho (PMDB) também pode representar um empecilho no objetivo do PT em firmar a aliança nacional. Um dos principais benefícios do apoio oficial do PMDB ao candidato do governo é o tempo de propaganda no rádio e na televisão de que dispõem os peemedebistas.