Título: Estados prometem divulgar dados
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 19/05/2012, O País, p. 12
RIO, SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. Depois de a presidente Dilma Rousseff publicar o decreto que regulamenta a Lei de Acesso à Informação e determinar a publicação dos salários dos servidores, governos estaduais prometeram ontem fazer o mesmo. Rio Grande do Sul e São Paulo anunciaram que pretendem divulgar na internet a relação de funcionários e os respectivos vencimentos. O governo do Rio deve adotar a prática.
A subchefe de Ética, Controle Público e Transparência da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul, Juliana Foernges, afirmou que técnicos já trabalham para a publicação da lista da folha de pagamento e os nomes dos cerca de 142 mil servidores estaduais ativos até o fim do ano. Ela admitiu que a ideia sofre resistência de parte do funcionalismo.
- Enquanto os técnicos estão adequando o nosso sistema, vamos dialogar com os servidores e com os sindicatos da categoria - contou Juliana.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que a medida deve ocorrer "o mais rápido possível", sem, contudo, estipular um prazo.
- Já determinei à Casa Civil e à Secretaria de Gestão Pública que torne público todos os salários do poder Executivo, ativos, aposentados e pensionistas - disse Alckmin na inauguração da nova sede do 21 Batalhão de Polícia Militar Metropolitano.
Por sua assessoria, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), avisou que "vai seguir o formato e o modelo do governo federal logo que este for concretizado". A folha do estado tem 241.468 servidores ativos.
O governo de Minas ainda não decidiu se divulgará a remuneração bruta de todos os servidores. A assessoria do governador Antonio Anastasia (PSDB) disse que está criando comissões para classificar as informações do Executivo. Só depois de definido o que é ultrassecreto, secreto e reservado, o governo irá resolver se disponibiliza algo a mais do que já é divulgado em seu Portal de Transparência.