Título: PT analisará denúncias de fraude em PE
Autor:
Fonte: O Globo, 22/05/2012, O País, p. 4

RECIFE . A prévia realizada em Recife no domingo passado para indicar o pré-candidato do PT à sucessão municipal impôs traumas e rachaduras ao partido no estado e tornou ainda mais difícil um consenso que viabilize a reeleição do prefeito João da Costa. Ele ganhou a primária, mas corre o risco de ver o resultado anulado por causa de acusações de fraude, uso de listagem pirata e compra de votos. A executiva nacional do PT convocou reunião extraordinária para o próximo dia 24 para analisar o caso.

O resultado foi divulgado na noite do domingo, com vitória do prefeito, que obteve mais de 51% da votação. Mas não foi proclamado vencedor porque a direção do PT pretendia examinar em separado a situação dos militantes que estavam em débito.

A eleição ocorreria com listas separadas - conforme determinação da Justiça - , mas uma liminar expedida na manhã do domingo determinou que a votação fosse eletrônica, o que inviabilizou a contagem em separado dos militantes em débito. Como a decisão só saiu no final da manhã, houve confusão, e muita gente não conseguiu votar.

Ontem, o deputado Maurício Rands, que disputava a indicação, criticou o prefeito.

- A direção nacional do PT acompanhou os trabalhos e ficou estarrecida com as fraudes, as inverdades, a manipulação do Judiciário, que induziu a Justiça a erro com informações falsas. Seguramente, essa prévia será anulada, porque foi fraudulenta. Não tenho problema em aceitar a derrota e estaria muito tranquilo se o processo tivesse sido honesto. Não foi isso o que ocorreu.

O prefeito João da Costa nega as acusações:

- Eu vi Rands em campanha o dia inteiro. Não fez contestação nem falou em fraude. Depois, começou o chororó. As pessoas precisam ter serenidade para reconhecer a derrota.