Título: Muitas gargalhadas e pouca paciência
Autor: Góis, Chico de; Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 20/05/2012, O País, p. 16

Com seu estilo de presidir a CPI, Vital do Rêgo dá um tom descontraído às sessões tensas

O jeito bonachão, tranquilo, até meio sonolento de conduzir a CPMI do Cachoeira, tem marcado a presidência do senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB-PB). Com um estilo até debochado, não deixa escapar uma chance de fazer um comentário irônico ou uma piadinha. Muitas vezes atropelando seus colegas, o peemedebista chega a ser cômico e dá o tom da descontração nas sessões tensas da CPMI. Distraído, comete gafes e acaba provocando uma sessão de muitas gargalhadas. Isso, claro, nas discussões preliminares das sessões, quando não se tem ainda a tensão dos depoimentos.

Uma das "vítimas" mais frequentes é o deputado Silvio Costa (PTB-PE), um dos mais exaltados e ácidos da comissão. Em geral, o presidente da CPI não tem tido muita paciência para lidar com o parlamentar pernambucano. Na sessão de 8 de maio, o deputado, ao insistir em ser ouvido, foi atropelado pelo presidente, que curto e grosso anunciou:

- Está encerrada a sua participação!

Costa não teve chances e ouviu calado as risadas dos presentes. Nas sessões seguintes, a falta de paciência continuou:

- O senhor está perdendo seu tempo - afirmou Vital em 15 de maio, diante da insistência de Costa que reclamava de um requerimento colocado para votação.

- É exatamente isso que estou querendo, Sílvio! Por favor! É porque você fala, não ouve. Você fala antes de ouvir! - disparou Vital.

Em 15 de maio, Costa foi chamado de senador por Vital, que, imediatamente, se corrigiu, lembrando-se que o colega é na verdade deputado:

- Deputado, desculpa... mas vai ser senador certamente pelo povo de Pernambuco -- disse Vital, fazendo muita gente rir.

O presidente também demonstrou não ter muito conhecimento da fauna brasileira. Após vários parlamentares apresentarem questões de ordem no começo da sessão de 15 de maio, Vital brincou:

- Vossas Excelências, com a rapidez de um felino, se apressaram a pedir questões de ordem.

- Essa rapidez é uma característica dos mato-grossenses, senhor presidente - rebateu o senador Pedro Taques (PDT-MT).

Ao tentar fazer gracinha de imediato, Vital se confundiu e fez muita gente rir.

- É uma área de grandes leopardos - afirmou, esquecendo que no Brasil há felinos como onças-pintadas e suçuaranas, mas não leopardos.