Título: Para vencer as tentações
Autor: Nogueira, Viviane
Fonte: O Globo, 20/05/2012, Saúde, p. 51

Controle: Restrinja a alimentação a um ou dois cômodos da casa. Os alimentos não devem ser ingeridos no quarto e todas as refeições devem ser feitas à mesa.

Porções pequenas: Evite comer diretamente de sacos ou potes. Não deixe as travessas na mesa para diminuir a disponibilidade de comida. Em vez disso, coloque só o que será comido no prato.

Atenção exclusiva: Não se envolva em outras atividades durante as refeições para não comer mais que o planejado. Organize seu tempo para saborear a refeição e evitar a compulsão: corte o alimento em pequenos pedaços, mastigue bastante, repouse os talheres entre as garfadas e concentre-se no que está ingerindo.

Compras: Planeje sua lista e evite passar nos corredores onde os alimentos tentadores estão expostos. Ir ao supermercado depois do almoço, por exemplo, minimiza a probabilidade de levar para casa uma grande quantidade de alimentos desnecessários.

Na cozinha: Peça para outra pessoa fazer a comida. Se não puder, evite provar o alimento durante seu preparo. A exposição aos alimentos pode desencadear episódios de compulsão.

Em restaurantes: Fuja dos bufês ou rodízios, mas se não for possível examine antes o que vai comer para não exagerar. Escolha restaurantes com opções mais leves, dispense as entradas e o couvert e pare de comer quando estiver satisfeito.

Em festas: Evite bebidas alcoólicas que diminuem a capacidade de julgamento e o poder de escolha. Para resistir à pressão dos donos da casa de "comer só mais um pouquinho", a dica da psicóloga Mônica Duchesne é agradecer com um "já comi o suficiente, estava delicioso".

Sobremesa: Se for inevitável escolha uma fruta. Se a vontade de comer um doce for mais forte, divida-o com outra pessoa.