Título: Como emagrecer sem perder saúde e prazer
Autor: Nogueira, Viviane
Fonte: O Globo, 20/05/2012, Saúde, p. 52

Nutricionista revela principais mitos e verdades sobre os alimentos e dá dicas para evitar cair em armadilhas

Untar a carne com óleo aromatizado dá sabor e é melhor que untar a frigideira, porque a quantidade de óleo que adere ao alimento é menor

O café ajuda na digestão e deve ser ingerido após as refeições. O abacaxi também tem enzimas digestivas, mas age melhor no preparo das carnes

O tempero da salada feito com azeite, vinagre e um legume batido estimula a digestão e facilita a absorção da vitamina A, presente nas folhas verdes

Chás aromáticos são um mito e não ajudam a emagrecer: eles têm ação diurética e favorecem a eliminação de água do organismo, mas não atuam na perda de gordura. Pode até haver redução momentânea de peso, mas logo voltará ao normal

ENCONTROS O GLOBO

Seguir a dieta pode ser ainda mais difícil se no meio do caminho aparecerem falsos atalhos, como aquele chá que ajuda a emagrecer ou o chocolate que engorda só um pouquinho. Milagres não existem e a reeducação alimentar leva tempo mesmo, mas pode ficar mais fácil com dicas que desmistificam alguns alimentos. Um prato de feijão com arroz é possível durante a dieta, por exemplo. Já o copo de suco de laranja não é a melhor opção, pois tem cerca de 240 calorias - melhor comer uma laranja, que tem apenas 60 calorias e sacia mais.

- A dieta que dá certo é sempre uma dieta diferente daquela que levou à obesidade e o nutricionista tem que ter habilidade para conduzir o paciente, mas não há fórmula mágica - diz a nutricionista Virgínia Nascimento, que lista abaixo algumas dicas, mitos e verdades da nutrição.

Chás não emagrecem: Os chás têm ação diurética, o que só gera diminuição do peso corporal pela perda de água retida, mas não há perda de gordura.

Batatas coradas: Como a batata cozida aumenta o índice glicêmico e não sacia tanto, em alguns casos vale a pena tirar a gordura de outras fontes para poder comer, no almoço, uma porção de batata corada, aquela passada no óleo. Uma porção de batata corada pequena equivale a uma batata e meia cozida.

Unte o bife: A quantidade de óleo que adere ao bife é muito menor do que a que a maioria das pessoas costuma colocar na frigideira. Experimente o óleo aromatizado, dá mais sabor: passe sobre uma peneira fina alho ou aipo ou cebola ou manjericão ou hortelã, misture óleo, sal e unte a carne com essa mistura.

Diet não é light: Alimentos diet não têm açúcar ou gordura. Os light têm menos açúcar ou menos gordura para ter menos calorias. No processo de retirar as calorias, no entanto, a indústria muitas vezes usa estratégias que deixam o alimento menos saudável.

Chocolate: Quando der vontade, é melhor comer um bom chocolate e saciar a vontade do que consumir outro doce diet, por exemplo, e só aguçar o paladar. Em algumas dietas é até permitida a ingestão de 20g de chocolate diariamente. Nesses casos, chocolate com passas ou castanhas, geralmente mais calórico, pode ser a melhor opção, porque, na contagem geral, as passas e as castanhas diminuem o peso do açúcar e do chocolate.

Preto ou branco? O chocolate branco engorda mais que o preto, pois tem como base manteiga do cacau, mais leite e açúcar. O preto ou rico em cacau é composto por massa de cacau, que tem menos calorias e é rica em antioxidantes.

Abacaxi e gordura: O abacaxi tem uma enzima que ajuda na digestão das carnes, mas esta enzima se mostrou mais eficiente quando a carne foi temperada com suco ou pedaços de abacaxi do que quando a fruta foi ingerida após uma carne preparada da forma tradicional.

Frutas cozidas: Esta opção engorda mais porque o açúcar se carameliza e fica mais fácil de ser absorvido e se transformar em gordura em quem tem tendência a ganhar peso.

Laranja sim, suco não: Um copo de 250ml de suco de laranja tem, em média, quatro laranjas. Cada laranja tem 60 calorias.

Varie os alimentos: O organismo é estimulado de formas diferentes constantemente, por isso não se deve esgotar a utilização de vários alimentos em uma só preparação. Em vez de uma salada de seis itens, por exemplo, faça saladas diversas com três itens por vez. Esta troca ajuda a acelerar o metabolismo e evita a repetição e consequente enjoo de determinados alimentos, comum em quem faz dieta.

Tempere a salada: Um dos ingredientes da salada, como a cenoura ou o tomate, pode ser batido com azeite e vinagre para estimular a digestão, por acelerar a chegada combinada ao estômago e melhorar a absorção dos nutrientes. A vitamina A presente nas folhas, por exemplo, é lipossolúvel e melhor absorvida dessa forma.

Alterne o cardápio: Evite repetir a composição dos alimentos. Se o almoço for massa, o lanche não deve ter biscoito ou pão para não provocar um estímulo constante das mesmas substâncias digestivas.

Aproveite tudo: Cascas de frutas e legumes devem ser consumidas. A batata inglesa cozida com casca, por exemplo, pode ser tostada em uma sanduicheira ou grelhada e substituir o pão no lanche.

Frutas desidratadas: As calorias são as mesmas de uma fruta in natura , mas como pesam menos, as desidratadas acabam sendo consumidas em mais quantidade e engordando mais.

Beber água em jejum: O truque induz à eliminação rápida da água ingerida e de alguma água acumulada, mas não ajuda a emagrecer. Em algumas pessoas tem o efeito de saciedade e ajuda a diminuir a ingestão na refeição seguinte.

Água às refeições: A quantidade de líquidos às refeições deve ficar em cerca de 300ml para não gerar diluição indesejável de substâncias que atuarão na digestão dos alimentos nem diminuir os estímulos provocados pela mastigação dos alimentos. Mas se pode sim beber água durante as refeições.

Suco de limão: Qualquer fruta diluída diminui a acidez no corpo, facilitando a eliminação de toxinas e água. Na balança, parece que se perdeu peso, mas isto não equivale à diminuição de gordura.

Feijão e arroz: Esta combinação tem aminoácidos importantes para o organismo e, mesmo em regimes de redução de peso, pode ser consumida - desde que haja variedade de outros alimentos, sem muita farinha de massas, pães e biscoitos.

Jantar sim: Muitas vezes trocar o jantar pelo lanche favorece o consumo de mais alimentos ricos em carboidratos, como pães, biscoitos e panquecas. O ideal é repetir o almoço em menor quantidade no jantar por causa da proximidade do horário de dormir.

Café e digestão: Um café depois das refeições tem ação digestiva, mas evite acompanhamentos como licor, chocolate ou petit four , que podem ter tantas calorias quanto parte do prato de refeição.

Coma a cada 3 horas: Ajuda a não acumular fome prolongar a saciedade, evitando exageros nas refeições seguintes.

Mastigue bastante: Cada refeição, quando bem mastigada, estimula centros cerebrais e sítios digestivos envolvidos no processo de aproveitamento adequado dos alimentos, o que também acelera a saciedade. A média de 30 minutos para uma refeição principal é adequada.