Título: Mantega nega aval à venda da construtora
Autor: Maltchik, Roberto; Pereira, Paulo Celso
Fonte: O Globo, 23/05/2012, O País, p. 3

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou ontem que o governo tenha dado qualquer aval para a operação de compra da construtora Delta pela holding J&F, controladora da JBS, empresa da qual o BNDES é sócio com 31,4% de participação. Ao participar de audiência pública no Senado, Mantega afirmou que o governo não vai intervir em um negócio privado:

- O governo não deu e nem dará aval a esse nem a nenhum outro grupo. Esse é um negócio privado e quem opta por ele assume seus riscos.

Mantega disse ainda que espera uma investigação profunda sobre os negócios da Delta - que está envolvida em denúncias de favorecimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira - por parte da Controladoria Geral da União (CGU) e pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está em curso no Congresso.

- Isso é o que nos interessa. Que haja uma investigação profunda - disse o ministro.

No último dia 11, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro pediu abertura de inquérito civil público para apurar possível irregularidades na venda da Delta. Para o procurador regional da República Nívio de Freitas Silva Filho, a participação do BNDES na JBS, principal empresa da holding J&F, é motivo para que o caso seja apurado com urgência.

No ofício em que solicitou a investigação, o procurador afirmou ser necessário garantir que os dirigentes da "Delta não fujam da responsabilidade patrimonial da empresa pelos eventuais danos causados, transferindo-os ao credor", ou seja, a administração pública, e evitar que o BNDES continue a fazer empréstimos a uma empresa que "sujeita-se a ser declarada inidônea para contratar com o poder público".