Título: Após fotos, Cabral reduz agenda externa
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 23/05/2012, O País, p. 4

Divulgação de imagens com Cavendish afasta governador de aparições públicas

Depois de aparecer em fotos ao lado do amigo e ex-presidente da construtora Delta, Fernando Cavendish, e de secretários em Paris, o que provocou uma crise política em sua administração, o governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) submergiu no Palácio Guanabara. Ele tem evitado aparições públicas e entrevistas. Segundo a agenda de Cabral, do início deste mês até ontem, ele deixou o gabinete em cinco dias para participar de apenas seis compromissos. Em abril, no mesmo período e antes de as imagens serem divulgadas, Cabral foi às ruas oito vezes, para 18 eventos. Hoje, às 11h, ele é esperado em encontro sobre ciência e tecnologia no Palácio Guanabara.

Neste mês, Cabral apareceu ao lado do ex-presidente Lula duas vezes: no dia 3, em um seminário sobre a África, no BNDES; e, no dia seguinte, no Teatro João Caetano, onde Lula recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de universidades públicas do Rio. A presidente Dilma Rousseff também participou. A última vez em que Cabral teve compromisso oficial foi há 11 dias, nas inaugurações de uma UPP nos morros do Adeus e da Baiana, no Complexo do Alemão, e do sistema de saneamento do Lago Javary, em Miguel Pereira.

Reuniões com aliados

para minimizar desgaste

Cabral tem feito reuniões com aliados, para tentar estancar o desgaste provocado pelo caso. Um desses encontros ocorreu na última sexta-feira, com o senador Francisco Dornelles (PP), o ex-presidente da Assembleia Legislativa Jorge Picciani (PMDB), deputados federais e estaduais. O grupo de Cabral também traça estratégias para contra-atacar o deputado federal Anthony Garotinho (PR), que divulgou fotos do governador com Cavendish.

As outras agendas públicas do governador neste mês foram no dia 2, no Guanabara, para assinar um termo de compromisso que aumenta a segurança em escolas estaduais. No dia 10, Cabral foi a Duque de Caxias inaugurar a ampliação de um museu. Foi neste evento que o peemedebista deu a única declaração sobre o caso.

- Nosso governo é um governo transparente, que tirou o Rio de um processo de decadência e o colocou na liderança dos investimentos nacionais e internacionais.

Ontem, cerca de 40 manifestantes fizeram, em frente às escadarias da Assembleia Legislativa, no Centro, um protesto contra Cabral e a Delta. Não houve confusão. Eles cobraram explicações das viagens de Cabral para o exterior. O movimento foi organizado nas redes sociais.

Com faixas e cartazes, os participantes ironizaram Cabral e o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), que integra a CPI do Cachoeira e mandou torpedo a Cabral durante audiência da comissão. "Pizzaria Vaccarezão: pedindo um Cabral à francesa, você ganha uma CPI brotinho", estampava uma faixa. Procurado, o governador não quis falar sobre os compromissos da agenda pública e o protesto.

Também ontem, o plenário do Tribunal de Contas do Estado do Rio aprovou, por unanimidade, o parecer prévio favorável, mas com ressalvas, determinações e recomendações, às contas de gestão do governo Cabral referentes ao exercício 2011. O conselheiro Aluísio Gama de Souza, relator do processo, ressaltou o cumprimento de todas as normas e trâmites legais por parte do Executivo fluminense.

O processo sobre as contas será enviado à Alerj para votação e para o governador. A decisão dos conselheiros foi unânime. Um dos conselheiros do TCE, Aloísio Neves, aparece nas fotos de Cabral e Cavendish em Paris. ( COLABOROU Ronaldo Braga )