Título: A candidata a estrela da CPI
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 23/05/2012, O País, p. 10

Mulher de Cachoeira é atração durante o depoimento que agitou o Senado

MISSES DO lado de fora do Congresso, enquanto acontecia o depoimento do contraventor

ANDRESSA MENDONÇA chega ao Senado para acompanhar o depoimento de Cachoeira: troca de olhares com o bicheiro

Foi uma frustração anunciada, mas o depoimento do bicheiro que dá nome à CPMI do esquema de Carlinhos Cachoeira transformou o Senado ontem numa babel. Índio, misses, jornalistas e seguranças, muitos seguranças, disputavam espaço nos corredores ao lado da sala onde ele foi ouvido. Todos os olhares, entretanto, eram dirigidos para a jovem Andressa Mendonça, companheira de Cachoeira. De semblante sério e elegante num conjunto de casaco e calça preta, trocava olhares apaixonados e cúmplices com o amado.

Junto com uma irmã do noivo, foi colocada em uma das bancadas de parlamentares, perto do senador Fernando Collor (PTB-AL). O namoro à distância foi percebido pelos deputados e senadores.

- A cada negativa de resposta ele olha para ela com superioridade e é correspondido com um sorriso. Lindo! - observou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ).

A beleza de Andressa contrastava com o ar abatido de Cachoeira.

Perto do encerramento da sessão, Andressa e a cunhada tentaram driblar a segurança, sem sucesso. Saíram antes da sala da CPI e se dirigiram para o lado de fora, onde estavam os camburões que levariam o companheiro de volta ao presídio da Papuda. Esperava ter um momento a sós. Não conseguiu. A uns cinco metros de distância, só pôde ver, de longe, Cachoeira chegar fortemente escoltado e ser posto direto no camburão.

Para ir embora, Andressa teve que voltar e caminhar pelos corredores do Senado até a saída da chapelaria. Foi um tumulto.

- Gente, deixa ela sair, está passando mal! - gritou um dos seguranças do Senado que faziam sua escolta.

Na primeira sessão televisionada da CPI, deputados e senadores capricharam no visual, com cabelos cortados e ternos alinhados. Estrela da última sessão, quando foi flagrado numa troca de torpedos inconvenientes com o governador Sérgio Cabral , o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), escaldado, ficou um bom tempo rasgando papeis com anotações, em vez de usar torpedos pelo celular.

O senador Fernando Collor (PTB-AL) chegou um pouco atrasado e foi o único que fez questão de se dirigir a Cachoeira para lhe apertar a mão, cumprimentando também Márcio Thomaz Bastos.

No tumulto do início da sessão, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), sem cadeiras vagas, foi convidada por Vital do Rêgo para se sentar à mesa.

- Venha se sentar ao meu lado. Vai embelezar a Mesa - disse o senador, presidente da CPI.

- E agregar alguma inteligência - alfinetou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR).

Do lado de fora da CPI, um grupo de misses do concurso Miss Brasil Globo - nada a ver com o oficial - se agitava achando que os holofotes eram para elas e seus microvestidos. Informadas com o fato de o bafafá ser por causa do depoimento de Cachoeira, ficaram confusas.

- Não sei muita coisa do Cachoeira, mas pelo que vejo na TV é alguma coisa de desvio de empresa de ônibus, né? - tentava entender a Miss Pará, Karoline Stephanie.

A ida de Cachoeira ao Senado foi precedida de um forte aparato de segurança. Pela manhã, agentes da polícia legislativa fizeram uma varredura, inclusive nos gabinetes que ficam no caminho que leva à sala da CPMI. A guarda do preso continuou com a Polícia Federal, que deslocou pelo menos 15 agentes para acompanhá-lo no depoimento, além de pelo menos uma dezena de agentes da polícia legislativa.

Mas a tumultuada presença de Cachoeira no Senado não afetou a rotina da Câmara, e seus amigos deputados, citados no escândalo, fizeram questão de passar longe da CPI. O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que já declarou várias vezes sua forte amizade com Cachoeira, não apareceu até o fim do depoimento. Pela manhã, o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), passava pelos corredores onde seria realizada a CPI, e brincou:

- Não passo nem perto daqui (à tarde). A cachoeira que eu gosto é a lá de Formosa, Véu de Noiva.

O governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, mandou a Brasília auxiliares seus para acompanhar a sessão da CPI. E contou ainda com o olhar atento da senadora aliada Lúcia Vânia (PSDB-GO), que não é da CPI, mas apareceu por lá.

( C OLABOROU Isabel Braga )