Título: depoimentos que abalaram outras CPIs
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 23/05/2012, O País, p. 10

Francenildo Costa: O caseiro Francenildo Santos Costa depôs na CPI dos Bingos, confirmando que viu o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na luxuosa casa alugada por ex-assessores onde seriam realizados negócios e festas. O caseiro disse que pelo menos uma vez seu salário foi pago pela Leão & Leão, empresa em que atuava Rogério Buratti, ex-secretário de Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto.

Roberto Jefferson: Ao depor na CPI do Mensalão, confirmou a denúncia de que dirigentes do PL e do PP receberam dinheiro do ex-tesoureiro Delúbio Soares, por meio de Marcos Valério, operador do mensalão. Jefferson admitiu que o PTB recebeu recursos, mas afirmou que tinham outro fim: liquidar dívidas de campanha.

Duda Mendonça: Revelou que, por orientação de Marcos Valério, abriu uma conta nas Bahamas para receber R$ 10 milhões referentes a dívidas da campanha de 2002. Admitiu crimes para receber ilegalmente repasses do PT via valerioduto, num grande esquema de lavagem de dinheiro e de caixa dois envolvendo, inclusive, a campanha presidencial de Lula.

Daniel Dantas: Na CPI dos Grampos, levantou suspeitas de pagamento de propina e de interferências políticas na disputa pela Brasil Telecom e afirmou que o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha - que o prendeu -, queria investigar Fábio Luiz, filho de Lula, por envolvimento no imbróglio.

Eriberto França: Na CPI do PC Farias, o motorista Eriberto França, que trabalhava para uma secretária do então presidente Fernando Collor, deu informações sobre bancos em que PC depositava o dinheiro para despesas particulares de Collor e de sua mulher, Rosane. Provou-se que despesas pessoais da primeira-dama, a compra de um Fiat Elba para Collor e as suntuosas obras de reforma da Casa da Dinda, onde moravam o presidente e Rosane, eram bancadas com dinheiro desviado pelo esquema PC.