Título: Mais 11 dias para as concorrentes
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 22/09/2009, Mundo, p. 25

Empresas finalistas terão prazo até o próximo dia 2 para aperfeiçoar as ofertas

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, com o comandante da FAB, Juniti Saito: adiamento foi pedido pelos fabricantes

As três empresas finalistas da concorrência F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB) ganharam mais 11 dias para consolidar melhorias nas ofertas de seus caças. Ontem, quando terminava o prazo inicial de 10 dias para aprimorar as propostas, o comando da Aeronáutica adiou a entrega para 2 de outubro. A francesa Dassault, única a apresentar a oferta antes do anúncio, poderá enviar outro texto até a nova data limite. A americana Boeing e a sueca Saab confirmaram ao Correio que aproveitarão o prazo extra para rever com atenção pontos que podem ser melhorados.

Segundo a FAB, a mudança foi feita a pedido das próprias concorrentes. O diretor da Saab no Brasil, Bengt Janér, confirmou que havia solicitado uma extensão até a próxima sexta-feira. ¿Estávamos prontos para entregar, mas é ótimo ter mais tempo para melhorar o que já estava bom¿, disse. Segundo Janér, representantes da empresa sueca deverão vir ao Brasil nas próximas duas semanas, inclusive para conversar com fabricantes brasileiros que poderão participar do processo de fabricação do Gripen NG.

A Boeing negou que tenha feito qualquer pedido de adiamento, mas revelou que vai preparar uma oferta ainda mais atrativa para seu avião, o F-18 Super Hornet. A reportagem procurou os representantes da Dassault, que concorre com o caça Rafale, mas não obteve retorno.

Em junho, as três empresas já haviam entregue suas ¿melhores e finais ofertas¿ (chamadas de Bafo, na sigla em inglês), e o anúncio da escolha era esperado entre setembro e outubro. Contudo, nas comemorações do 7 de setembro, o processo foi posto à prova por um comunicado conjunto dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy, que anunciaram o início de negociações para a compra do Rafale.

A notícia pegou de surpresa o comando da FAB, que trabalhava nas propostas desde fevereiro. No dia seguinte, o Ministério da Defesa assegurou a continuidade da concorrência. O governo brasileiro deu então um prazo de 10 dias para a ¿Dassault formalizar uma nova proposta comercial¿ que fosse ¿compatível¿ com o que foi prometido pelo presidente francês, principalmente um valor mais competitivo, e para as duas concorrentes apresentarem ¿eventuais propostas que busquem equiparar-se à francesa¿.

Nesse período, o secretário de Estado de Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, declarou, em visita ao Brasil, que podia oferecer ¿dois Gripen NG pelo preço de um (dos concorrentes)¿. Jevrell acabou não sendo recebido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que cancelou o encontro por causa de uma indisposição. Na opinião de Janér, não haveria razões para o governo não ter gostado das declarações do sueco. ¿É uma coisa positiva saber que um caça que atende a todos os requisitos pode sair mais barato¿, insistiu.