Título: Fitch rebaixa nota soberana do japãp
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2012, Economia, p. 24

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou ontem a nota do crédito soberano do Japão de longo prazo em dois níveis, de "AA" para "A+", criticando o país por não fazer mais para conter seu crescente déficit público. A agência colocou a perspectiva do rating japonês com viés de baixa. O rebaixamento, o primeiro do Japão pela Fitch desde 2001, reflete o peso do endividamento do país, assim como os desafios demográficos e políticos para controlá-lo.

A dívida pública do Japão vai alcançar 240% de seu Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos) até o fim do ano, alertou a agência. O corte também ressalta a pressão sobre o premier japonês, Yoshihiko Noda, para controlar os gastos e elevar os juros num momento delicado econômica e politicamente, quando a economia japonesa ainda está se recuperando dos desastres natural e nuclear do ano passado.

O rating de "A+" da Fitch para o Japão é o mais baixo entre as três maiores agências de classificação de risco. A Moody's Investors Service classifica o Japão como "Aa3", com perspectiva estável. O rating da Standard & Poor's é "AA-", com perspectiva negativa. A nota da Fitch põe o Japão quatro níveis abaixo de outras grandes economias, como EUA, Reino Unido, França e Alemanha, que ainda têm a nota máxima "AAA" da agência. Mas o corte do Japão pode indicar que os países endividados poderão também sofrer reduções.