Título: Petrobras terá metas de produção mais rigorosas
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 23/05/2012, Economia, p. 26

Diretor diz que exploração e produção serão prioritárias

O diretor Financeiro da Petrobras, Almir Barbassa, anunciou ontem que a companhia vai priorizar ainda mais os investimentos em exploração e produção de petróleo, além de tornar mais rigorosas as metas e o seu acompanhamento . As nova metas constarão no Plano de Negócios 2012/16 que está sendo elaborado pela companhia.

- Na revisão do nosso plano estamos trabalhando na priorização de projetos de exploração e produção e na sua execução. de fato com o acompanhamento de perto - disse.

A Petrobras não tem conseguido cumprir suas metas de produção. O volume tem ficado em torno de dois milhões de barris diários.

No Plano de Negócios em vigor (2011/15), 57% dos investimentos totais de US$ 224,7 bilhões foram para a exploração e produção. Barbassa não quis adiantar se o volume total de investimentos da companhia também aumentará.

- O E&P passa a ser o setor neste momento prioritário para a companhia. As metas vão ser acompanhadas rigorosamente, e pretendemos anunciar metas que vamos de fato entregar. As metas antes eram um desafio a ser cumprido, o que não era bem visto pelo mercado - disse Barbassa.

Em conversa com investidores no Investors Day, realizado no Rio, o executivo destacou que a Petrobras vem fazendo pesados investimentos, que terão retorno dentro de alguns anos. O executivo disse que, apesar de muitos verem com receio a rentabilidade atual da companhia, esquecem que no primeiro trimestre deste ano os investimentos em andamento eram de R$ 160 bilhões, que trarão retorno dentro de um ano ou dois anos.