Título: avião fretado a Pimentel foi caso específico
Autor: Doria, João
Fonte: O Globo, 25/05/2012, O País, p. 12

BRASÍLIA. O empresário João Doria Júnior, presidente da entidade Grupo de Líderes Empresariais (Lide), disse ontem que não houve conflito de interesse no episódio em que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, viajou em avião fretado pelo Lide. A viagem ocorreu em outubro do ano passado. O ministro usou o avião para comparecer a evento promovido pela entidade em Roma, na Itália.

- Nenhum (conflito de interesse). O Lide não defende nenhum setor especificamente. O Lide não é setorial nem presta serviço ao governo. Portanto, não há nenhum conflito - afirmou João Doria, após encontro com o vice-presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio do Planalto.

João Doria contou, porém, que membros do governo costumam comparecer a eventos da entidade no exterior, mas sem utilizar aeronaves fretadas pelo Lide, como fez Pimentel:

- O fretamento ali foi específico, porque ele (Pimentel) se encontrava numa pequena cidade da Bulgária, onde não havia um voo regular que ele pudesse chegar a Roma, em tempo de estar no seminário. Foi uma situação episódica, específica e já superada - declarou João Doria.

A pedido do PPS e do PSDB, a Comissão de Ética Pública da Presidência analisará o caso em 6 de junho. O Código de Conduta da Alta Administração Federal diz que o promotor de eventos que pagar despesas de transporte de autoridade convidada "não poderá ter interesse em decisão a ser tomada pela autoridade".