Título: Atrair negócios é apontado como pauta
Autor:
Fonte: O Globo, 27/05/2012, O País, p. 4

SÃO PAULO. O governo da Bahia informou que o governador Jacques Wagner segue rigorosamente o princípio da transparência e que estão disponíveis para todo cidadão as informações sobre qualquer viagem feita por ele. Por meio de sua assessoria de imprensa, Wagner comunicou que todas as viagens são feitas "exclusivamente com o interesse de atrair negócios à Bahia".

- Ele não é um governador que viaja com um monte de gente. As comitivas dele são de, no máximo, duas ou três pessoas. Ele não vai deixar de viajar se surgirem oportunidades de investimentos para o estado - disse o chefe da assessoria de imprensa, Ipojucã Brito.

Como resultados das visitas do governador ao exterior, Brito citou a inauguração da primeira fábrica de aerogeradores da francesa Alstom na América Latina, no Polo Industrial de Camaçari, em 2011; o lançamento da pedra fundamental do Complexo Acrílico da Basf, também em Camaçari e a chegada ao Brasil na semana passada de cerca de mil veículos de uma montadora chinesa pelo Porto de Salvador.

O governo de Minas citou como resultados das missões oficiais internacionais a assinatura de protocolo de intenções com o Grupo Fiat para a implantação de nova unidade da fábrica de máquinas de construção em Montes Claros e a sinalização da maior empresa de tecnologia de informação da Índia de ampliar sua atuação no estado, com a instalação de centros de treinamento.

Entre os resultados obtidos com as comitivas ao exterior, o governo do Rio Grande do Sul citou intercâmbios nas áreas cultural, educacional e de inovação tecnológica com o governo uruguaio e a assinatura de acordo para viabilizar a instalação de um terminal de regaseificação e uma fábrica de fertilizantes da Coreia do Sul no estado.

Já o governo do DF destacou que todas as viagens de Agnelo Queiroz são em voos comerciais e que as passagens são escolhidas respeitando a menor tarifa entre as companhias aéreas.

O governo do Rio disse que "as agendas no exterior serviram para trazer grandes eventos para o estado, que hoje é o que tem, no mundo, o maior e melhor calendário de eventos internacionais".

Em comum, as assessorias dos governadores que responderam ao GLOBO disseram que as viagens são pautadas pelo interesse público e oportunidades de negócio. (Silvia Amorim e Guilherme Voitch)