Título: Enem site teve 600 inscrições por minuto
Autor:
Fonte: O Globo, 29/05/2012, O País, p. 11
Prazo vai até o dia 15 de junho; provas ocorrerão em novembro
No primeiro dia de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ontem, foi registrada uma média de 600 aplicações por minuto. O prazo para os candidatos aderirem ao exame, o que só pode ser feito no site oficial (Enem.inep.gov.br), acaba no dia 15 de junho. Ano passado, mais de 6 milhões de pessoas se inscreveram para a seleção do MEC.
No site, há uma página com o passo a passo da inscrição, com orientações sobre como deve ser preenchida cada tela. As provas serão aplicadas dias 3 e 4 de novembro. Assim como nos anos anteriores, Serão quatro provas de múltipla escolha e uma redação.
A taxa de inscrição é a mesma de 2011: R$ 35. O pagamento deve ser feito até o dia 20 de junho, com o boleto gerado nosite. Os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas da rede pública não precisam pagar a taxa.
O Enem é a única forma de ingresso para as instituições que integram o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além de ser pré-requisito para quem quer participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras
Mudanças na correção das redações do exame
O sistema de correção do Enem terá mudanças, divulgadas pelo MEC na semana passada. A redação será avaliada por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A pontuação final será a média entre as notas. Porém, se houver uma diferença de 200 pontos ou mais entre ambas as notas (a escala vai de 0 a 1.000), a redação passará por um terceiro corretor. Ano passado, esse terceiro corretor só era acionado caso a discrepância chegasse a 300 pontos.
Se a discrepância de 200 pontos persistir com o terceiro corretor, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.