Título: Lula não fala sobre críticas de Gilmar
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2012, O País, p. 4
SÃO PAULO. A assessoria de imprensa do Instituto Lula informou, no fim da tarde de ontem, que o ex-presidente da República não iria se pronunciar sobre as novas declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que disse ontem estar tratando com "gângsteres".
Na segunda-feira, o ex-presidente já havia divulgado nota em que afirmava estar "indignado" com a divulgação de que se reuniu com o ministro da STF para pedir o adiamento do julgamento do mensalão, previsto para agosto.
No comunicado, Lula destaca que indicou oito ministros da Corte e que "nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja".
Frisou ainda que o ex-procurador-geral Antonio Fernando de Souza foi reconduzido ao cargo por ele após apresentar a denúncia do mensalão. Confirmou ter se encontrado com Gilmar, mas classificou como "inverídica" a versão da conversa divulgada na última edição da revista "Veja". A nota afirma ainda que Lula sempre respeitou a autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público enquanto esteve na Presidência e mantém o "mesmo comportamento agora que não tem cargo nenhum".
Em meio à polêmica , Lula mantém sua agenda política. Hoje, estará em Brasília para participar do 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento. Amanhã, deve dar entrevista ao "Programa do Ratinho", do SBT, e no sábado irá comparecer ao encontro do PT que lançará a candidatura do ex-ministro Fernando Haddad a prefeito da capital da paulista.