Título: ANJ condena vandalismo contra predio de jornal
Autor:
Fonte: O Globo, 30/05/2012, O País, p. 15

Manifestantes tentaram invadir sede do 'Diário do Nordeste'; confusão terminou com um ferido

BRASÍLIA. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) manifestou, ontem, preocupação com atos de vandalismo praticados contra o jornal "Diário do Nordeste", em Fortaleza. Manifestantes que protestavam em frente ao prédio do jornal tentaram invadir o local e quebraram vidros.

"A ANJ condena a violência cometida contra o 'Diário do Nordeste' e demais profissionais de imprensa cearenses e espera que as autoridades policiais tomem providências para garantir a liberdade de expressão e a identificação dos responsáveis pelos atos criminosos registrados nos últimos dias", afirma a entidade, em nota.

Os manifestantes eram trabalhadores da construção civil e dirigentes do sindicato dos gráficos, categorias em greve. De acordo com o jornal, eles foram insuflados a cometer vandalismo por dirigentes dos gráficos. Ao tentar invadir o prédio, lançaram pedras contra a entrada envidraçada do prédio. Um funcionário ficou ferido.

Segundo a ANJ, o episódio se soma a outros atos violentos praticados pelos grevistas contra jornalistas que cobrem a greve, iniciada há 20 dias. O diretor-editor do jornal, Ildefonso Rodrigues, lamentou o fato e criticou o vandalismo, que qualificou como "atitude completamente fora dos padrões" e sem antecedentes na empresa.