Título: Rei Juan Carlos terá encontro com Dilma
Autor: Sorima Neto, João
Fonte: O Globo, 30/05/2012, Economia, p. 28

Com a Europa em crise, o rei Juan Carlos, chefe do Estado espanhol, desembarcará no Brasil com uma missão de empresários no dia 3 de junho, em busca de firmar novos negócios, reforçar laços com a América do Sul e planejar a próxima Cúpula Íbero-americana, em novembro, em Cádiz, na Espanha. Em Brasília, o monarca terá encontro com a presidente Dilma Rousseff, durante o qual a crise que assola o país também deve entrar na pauta de discussão.

No dia 4, o monarca vai ao Chile, retornando depois à Espanha. A Argentina, que expropriou a petroleira YPF do controle da espanhola Repsol em abril, ficou fora do roteiro.

Segundo o jornal espanhol "El Mundo", fontes diplomáticas disseram que a Espanha considera o Brasil hoje "a prioridade dentro da prioridade, que é a América Latina". O governo espanhol espera que o Brasil reforce sua relação com a União Europeia, negociando acordo fora do Mercosul.

Essa será a primeira viagem internacional do monarca desde abril, quando uma queda sua durante uma caçada de elefantes, em Botsuana, na África, resultou numa cirurgia e na revolta dos espanhóis, indignados com o safari.