Título: Gilmar Mendes afronta venezuelanos, diz embaixada
Autor: de Souza, André
Fonte: O Globo, 31/05/2012, O País, p. 10

A diplomacia venezuelana reagiu ontem às declarações dadas ao GLOBO pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes no embate com o ex-presidente Lula. Na entrevista, referindo-se a "ações orquestradas contra o Supremo", Gilmar disse que o Brasil não era a Venezuela, onde Hugo Chávez "mandou até prender juiz".

O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, disse em nota ter sido indecorosa a atitude do ministro, a quem acusou também de estar desinformado sobre a situação do país vizinho.

"As declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes ao jornal O GLOBO, se de fato ocorreram, constituem uma afronta à população venezuelana, e demonstram profunda ignorância sobre a realidade de nosso país", diz um dos trechos da nota da embaixada, assinada por Maximilien Arveláiz.

O embaixador venezuelano disse ainda que o seu país possui um estado democrático.

"Nossa Constituição, elaborada pela Assembleia Constituinte e referendada pelas urnas, determina a separação de poderes, estabelece direitos de cidadania e configura os instrumentos judiciais cabíveis, ou seja, o presidente da Venezuela não manda prender cidadão algum, independentemente do cargo que ocupe. Recorrer à desinformação para envolver a Venezuela em debates que dizem respeito apenas aos brasileiros é uma atitude indecorosa - ainda mais partindo de um ministro da mais alta Corte da nação irmã - e não reflete a parceria histórica entre Brasil e Venezuela".