Título: Governo nega crise entre instituições
Autor:
Fonte: O Globo, 31/05/2012, O País, p. 12

BRASÍLIA. Diante do tom mais agressivo do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, na disputa verbal com o ex-presidente Lula, o Palácio do Planalto começou o dia ontem preocupado em negar que há risco de uma crise institucional em função do polêmico episódio. Por meio de nota oficial, a presidente Dilma Rousseff negou também que tenha tratado do encontro entre Gilmar e Lula na audiência que teve na tarde de terça-feira com o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto.

"Em especial, a audiência de ontem (anteontem) da presidenta Dilma Rousseff com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto, tratou do convite ao presidente do STF para participar da Rio+20 e de assuntos administrativos dos dois poderes", diz a nota da Presidência da República, que trata como "falsas" e "inverídicas" informações e comentários atribuídos à presidente, na imprensa, de que ela considera a situação perigosa, com risco de provocar uma crise institucional entre os poderes.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também reforçou o discurso do governo, negando que haja qualquer tipo de crise entre o governo Dilma e o Judiciário, em razão da polêmica entre o ex-presidente Lula e o ministro do Supremo:

- As relações entre Executivo e Judiciário estão sendo harmoniosas. Não vejo crise nenhuma - disse o ministro da Justiça, evitando comentários sobre a disputa entre os dois. - Não vou comentar absolutamente nada sobre isso. Tenho as minhas impressões, mas ministro nunca expressa impressões porque no dia que expressar, vira opinião de governo.