Título: Manifesto com 37 mil assinaturas cobra rapidez no julgamento do mensalão
Autor: de Souza, André
Fonte: O Globo, 31/05/2012, O País, p. 13

BRASÍLIA . Integrantes do Movimento 31 de Julho contra a Corrupção e a Impunidade levaram ontem ao Supremo Tribunal Federal 37 mil assinaturas - das quais 24 mil coletadas na internet - em que pedem celeridade no julgamento do mensalão. Segundo eles, é preciso que o processo seja julgado o mais rápido possível, ou "significará a verdadeira oficialização da impunidade no Brasil". A previsão do STF é que o mensalão seja julgado no segundo semestre deste ano.

- Queremos que o julgamento aconteça. Com esse imbróglio todo, é a hora para isso - disse Ana Luísa Archer, integrante do movimento. - Isso é um apoio. Só entende como pressão quem é contra.

O grupo foi ao STF com uma ampulheta, sinalizando o tempo que está passando sem que o julgamento tenha ocorrido ainda. O abaixo-assinado, entregue em vários volumes encadernados, trazia na capa os dizeres "SOS STF. Julgamento do mensalão já!". A intenção inicial era entregar o abaixo-assinado para algum ministro do Supremo. Como não conseguiram, foram direto para o setor responsável por receber os papéis.

As assinaturas também estão sendo coletadas por outros grupos. Isso será feito até que o STF comece a julgar o mensalão. Mas Ayres Britto, presidente do STF, disse que a data certa vai ser definida só quando o ministro relator do processo, Ricardo Lewandowski, disponibilizá-lo na pauta de julgamento:

- Enquanto isso, estamos tratando da logística do processo.

Segundo Ayres Britto, o formato do julgamento vai ser moldado levando em conta a saúde do ministro relator, Joaquim Barbosa, que não pode ficar na mesma posição por muito tempo.

A reunião administrativa para tratar do julgamento do mensalão, que seria feita na sexta-feira, ficará para semana que vem. Joaquim Barbosa ligou para Ayres Britto informando que teria de fazer uma viagem por motivos de saúde.

- Ele é o relator. Não vou fazer uma sessão sem ele - justificou o presidente do STF.