Título: Riocentro será entregue no dia 5
Autor: Werneck, Antônio
Fonte: O Globo, 31/05/2012, Rio, p. 16

Sede da Rio+20, o Riocentro será entregue no dia 5 de junho para a ONU. Em visita ao local ontem de manhã, o ministro Laudemar Aguiar, secretário nacional do Comitê Nacional de Organização da Rio+20, informou que as obras para adaptar o centro de convenções à conferência estão dentro do cronograma. Entre os dia 5 e 13 de junho, o local já será considerado território da ONU. No período, serão feitos testes e ajustes necessários.

O Riocentro terá capacidade para receber 38 mil visitantes por dia durante a Rio+20. Só poderão entrar na área do centro de convenções pessoas credenciadas pela ONU. O público esperado para todo o evento varia de 30 mil a 50 mil pessoas. Dos pavilhões do Riocentro, o 5 será o mais importante, pois abrigará os chefes de Estado e de governo e a reunião de cúpula, de 20 a 22 de junho, que ocorrerá num auditório com lugar para cerca de duas mil pessoas. O espaço contará com o maior esquema de segurança do evento.

Segundo Aguiar, já estão confirmados oficialmente 102 chefes de Estado ou de governo e delegações de 176 países. O ministro acredita que nas próximas duas semanas haverá um número maior de confirmações. Na Rio-92, foram 108 chefes de Estado. As delegações ficarão no pavilhão 4, onde estão sendo montados 194 escritórios, números dos países-membros da ONU. No pavilhão 3 vai funcionar o centro de mídia, e no 2, a praça de alimentação. No pavilhão 1, haverá estandes de serviços, como agências bancárias e correios.

O ministro informou ainda que todo o impacto ambiental do evento será compensado com ações certificadas de redução de emissão de gás carbônico.

- Será ainda a conferência com a maior conectividade do país. Foi montada uma estrutura similar à de uma cidade de 120 mil habitantes. Esperamos 30 mil acessos simultâneos - destacou o ministro, explicando que o objetivo é usar o mínimo de papel durante a conferência.

Ele lembrou ainda que todos os pavilhões do Riocentro terão acessibilidade para portadores de deficiência visual, auditiva e motora:

- A Rio+20 será referência em acessibilidade para as próximas conferências da ONU.

São esperadas para a Rio+20 entre 30 mil e 50 mil pessoas credenciadas pela ONU - incluindo 5 mil do staff da organização -, as únicas que poderão entrar na área do Riocentro.