Título: Conselho de Ética investigará telefonemas
Autor: Pereira , Paulo Celso
Fonte: O Globo, 01/06/2012, O País, p. 3

O relator do processo contra Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado vai utilizar informações de sigilo telefônico para produzir o relatório que pode determinar a cassação do parlamentar. De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), o material pode indicar se Demóstenes mentiu ou não ao Conselho de Ética, ao afirmar que não utilizava o Nextel dado por Carlinhos Cachoeira apenas para conversar com integrantes do grupo do contraventor. A análise deve ser feita durante os próximos 15 dias.

Anteontem, a CPI aprovou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de Demóstenes. Costa explicou que uma eventual mentira ao conselho, teoricamente, já seria motivo para pedir a cassação. Porém, indicou que ainda é cedo para precipitar seu parecer, e acredita que o uso do sigilo não deve alterar os prazos regimentais.

- Até porque eu não vou atrás de coisas novas, vou tratar do que ele falou aqui. Por exemplo, ele disse que o Nextel que tinha ligava para muitas pessoas. (Que ligava) Para outras pessoas que não faziam parte daquele clube... Se a quebra de sigilo telefônico comprovar que não é verdade, é algo fortemente suspeito - explicou.

Humberto Costa também ressaltou que o silêncio na CPI joga contra a defesa de Demóstenes:

- No Conselho, ele é réu, apresentou sua defesa. Na CPI, foi convocado como testemunha. Seria uma coisa inteiramente diferenciada do que foi o depoimento no Conselho de Ética.

O advogado de Demóstenes, Antônio Carlos de Almeida Castro, disse que, a princípio, não pedirá novo prazo de defesa para não atrasar o processo.

- O senador foi convincente no Conselho de Ética. Apenas acho que o relator, a cada dia, afasta-se da sua proposta original. Mas, de toda forma, se eu avaliar que o relator fugiu à representação, vamos fazer esse questionamento - explicou Almeida Castro.