Título: Justiça suspende depoimento de Cachoeira e processo deve atrasar
Autor: Carvalho , Jailton de
Fonte: O Globo, 01/06/2012, O País, p. 4

O processo judicial contra o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e mais sete supostos cúmplices, que deveria ser concluído até o fim deste mês poderá se prorrogar por tempo indeterminado. Na noite de anteontem, o desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1 Região, determinou a suspensão dos interrogatórios de Cachoeira e mais 21 testemunhas e réus que estavam marcados para ontem e hoje. O desembargador cancelou os depoimentos a pedido do advogado de Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça.

A equipe de Bastos alegou que Cachoeira, preso em Brasília, não poderia depor porque não teve acesso a todos os documentos produzidos durante as investigações da Polícia Federal nas Operação Monte Carlo, especialmente aos extratos telefônicos. O bicheiro e os advogados reclamaram que só puderam conversar no parlatório.

A Procuradoria Regional da República irá recorrer da decisão de Tourinho Neto. O desembargador determinou a entrega de todos os documentos pedidos pela defesa e ordenou que Cachoeira e os demais réus tenham direito a conversas reservadas com os advogados por, no mínimo, quatro horas, se for do interesse da defesa. Para o advogado Ney Moura Teles, encarregado da defesa do ex-vereador Wladimir Garcez (PSDB), o cancelamento das audiências foi o primeiro passo para a soltura dos réus.

- Acredito que em um mês todos estarão soltos. O prazo de 81 dias de prisão, que é o prazo para a conclusão de processos com réus presos, foi esgotado - afirmou Teles.

Cachoeira é processado por peculato, corrupção ativa e formação de quadrilha armada. O bicheiro ainda responde por explorar ilegalmente jogos de azar e corromper agentes públicos para preservar os negócios e prejudicar os adversários.

Mesmo sem os interrogatórios, um grupo de estudantes fez um protesto contra o governador Marconi Perillo em frente ao prédio da Justiça Federal. Com faixas e cartazes, os manifestantes acusavam o governador de envolvimento com o bicheiro. "O vice-governador Marconi Perillo saúda o governador Carlos Cachoeira", dizia uma das faixas.

Procuradores do caso lamentaram o cancelamento das audiências. Para eles, a decisão do desembargador, embora liminar, coloca em risco o trabalho do MPF e da Polícia Federal. O receio é de que os réus sejam soltos e o processo volte a vala comum, com atrasos sucessivos e intermináveis.