Título: PT não conta mais com Marta para eleger Haddad
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 04/06/2012, O País, p. 9

SÃO PAULO. Depois da ausência na festa de lançamento da candidatura no sábado, o comando da campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo já não conta com a senadora Marta Suplicy. A avaliação é que a ex-prefeita só deve marcar presença mesmo no horário eleitoral, porque é conveniente para ela se aproveitar da exposição na televisão junto aos eleitores.

A ideia é continuar convidando Marta formalmente para as atividades, mas sem gastar energia para convencê-la a participar, pois a conclusão é que o esforço será em vão. Os petistas entendem que dificilmente ela subirá ao palanque para ajudar a transferir a sua popularidade para Haddad, que até agora segue estacionado nas pesquisas de intenção de voto com apenas 3%.

Com medo de que a senadora cause ainda mais problema, a coordenação da campanha de Haddad não comentou ontem sua ausência na festa do partido. Até o final da tarde de ontem, ela não havia procurado o comando da candidatura para se justificar ou pedir desculpas pela ausência no evento de sábado. A assessoria de imprensa da senadora não foi localizada.

Apesar de ter perdido as duas últimas eleições para a prefeitura de São Paulo, em 2004 e 2008, a senadora teve 45% e 39% de votação no segundo turno das disputas, respectivamente. Em bairros da periferia da cidade, ela chegou a superar os adversários, José Serra, em 2004, e Gilberto Kassab, em 2008. É para impulsionar a candidatura de Haddad em regiões afastadas do centro que o PT contava com Marta.

A falta no encontro do partido no sábado foi o segundo constrangimento provocado pela senadora em 15 dias. No dia 21 de maio, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de cidadão paulistano na Câmara Municipal, Marta, ao discursar, disse que "não basta o novo nessa cidade". A campanha de Haddad tem o slogan "o homem novo para um tempo novo".

A ex-prefeita se mostra contrariada desde que aceitou, por pressão de Lula e da presidente Dilma Rousseff, desistir de disputar a prefeitura paulistana.

Convidada para participar do conselho político da campanha de Haddad, Marta jamais compareceu a uma reunião do grupo. Apesar da contrariedade escancarada da senadora até então, os petistas jamais imaginavam que deixaria de ir ao encontro de sábado. Ela deveria discursar e foi aguardada até o último momento. Com a ausência, Haddad mudou o discurso que havia preparado. O trecho em que se perguntava "o que significa ser apoiado por Marta Suplicy?" foi alterado para "o que significa ser apoiado por ausentes e presentes que participaram da administração da prefeita Marta Suplicy?".

Estrela da festa de sábado, Lula se irritou com a postura de Marta. Entre os petistas, o comentário é que a senadora deixou claro que não está mais preocupada com as suas relações partidárias e que faltou porque sabia que ganharia destaque nas notícias sobre o evento. Desde 2010, ela vem se isolando. Até ex-secretários importantes de sua gestão na prefeitura se afastaram. Há comentários de que pode deixar o PT.