Título: Mil barcos coroam o espetáculo da rainha
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2012, O Mundo, p. 26

LONDRES. Sob uma chuva que não desencorajou a multidão que saiu para aclamar uma monarca completando 60 anos no trono, uma flotilha de mil barcos percorreu o Rio Tâmisa em Londres ontem em um desfile real de um tipo visto pela última vez há 350 anos, durante o reinado de Charles II. Segundo a polícia britânica, a procissão, um dos pontos altos de um feriado de quatro dias para celebrar o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, atraiu 1 milhão de espectadores para as margens do rio. Com outros milhões em casa e no exterior assistindo a tudo pela televisão, analistas afirmaram que foi o maior espetáculo público do reinado de Elizabeth II.

A rainha de 86 anos, acompanhada pelo marido, príncipe Philip, e familiares, moveu-se rio abaixo a bordo de uma barcaça real luxuosamente adaptada, a Espírito de Chartwell, batizada em homenagem à casa em que Winston Churchill, o premier que comandou o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, viveu antes e depois do conflito. Segundo historiadores, só a procissão funerária de Churchill no Tâmisa atraiu multidão semelhante à do jubileu da rainha.

Republicanos fazem protesto

e são alvos de vaias

Já sob uma forte chuva, o desfile terminou com uma saudação musical sob a Tower Bridge, uma das mais emblemáticas pontes sobre o Tâmisa. Elizabeth II e a família real pareciam maravilhados quando a Orquestra Filarmônica de Londres tocou músicas patrióticas, seguidas de um coro de "Deus salve a rainha".

Apesar da festa, grupos contrários à monarquia também se reuniram próximos à Tower Bridge para protestos. Os republicanos carregavam cartazes com frases como "cidadão e não súdito" e "poder para o povo", mas enfrentaram vaias da multidão que esperou horas para ver a rainha, dona de uma expressiva popularidade - assim como a própria monarquia, apontam pesquisas.

As comemorações do jubileu de Elizabeth II continuam hoje com um concerto junto aos portões do Palácio de Buckingham com participação de Elton John e Paul McCartney, entre outros. Pelo país, mais de 10 mil festas de rua também vão fazer parte da celebração. E, em mais um espetáculo que segue a tradição britânica, 4 mil fogueiras serão acessas nos topos de montanhas e colinas do Reino Unido. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O Mundo Tamanho: 450 palavras Edição: 1 Página: 26 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno