Título: Avião cai sobre prédio na Nigéria e mata 153
Autor:
Fonte: O Globo, 04/06/2012, O Mundo, p. 26

LAGOS . Um avião com 153 pessoas a bordo caiu, ontem, numa área densamente povoada de Lagos, a maior cidade da Nigéria. A aeronave comercial, da companhia nigeriana Dana Air, voava da capital Abuja para Lagos e se chocou contra um prédio de dois andares, no bairro de Ishaga, próximo ao Aeroporto Internacional Murtala Muhammed.

Ishaga é um dos bairros mais populosos e pobres da cidade. Porém, como no prédio funcionavam duas lojas, fechadas no domingo, autoridades nigerianas acreditam que o número de vítimas em terra não seja alto. Existe a possibilidade de que o prédio estivesse vazio no momento do choque. Equipes de resgate chegaram a fazer buscas, mas à noite, a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências afirmou que não havia encontrado sobreviventes.

Segundo o porta-voz da agência, Yushua Shuaib, as chances de encontrar sobreviventes dentre os passageiros e tripulantes do Boeing MD-83 da Dana Air são nulas. De acordo com testemunhas, o avião atingiu em cheio o prédio e explodiu. As causas do acidente ainda são desconhecidas. Partes da aeronave podiam ser vistas dentro do edifício e, entre os destroços, havia vários corpos.

Milhares de pessoas se aglomeraram em torno do prédio, dificultando o acesso de equipes de resgate. Ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros tiveram dificuldade para chegar ao local da tragédia, pois uma multidão bloqueava o acesso. O jornalista nigeriano Timothy Akinyela gravou a confusão em seu celular e lembrou que estava assistindo a um jogo de futebol com os amigos em um bar próximo, quando ouviu a explosão:

- No início pensei que se tratava de uma explosão de gás. Mas, em seguida, aconteceram outras explosões e todo mundo correu. Foi aterrorizante, muita confusão e gritaria - contou Akinyela.

De acordo com autoridades, o céu estava parcialmente claro no momento do acidente. Até o fim do dia de ontem, a Dana Air não havia se manifestado. No site da companhia aéra, a informação era de que o Boeing MD-83 estava realizando o trajeto. Testemunhas disseram que o avião praticamente tentou pousar no telhado do prédio. Especialistas especulam que uma falha técnica possa ter feito o piloto perder o controle da aeronave pouco antes do pouso.

A caixa-preta do Boeing já foi encontrada, mas deve levar dias até que autoridades divulguem um boletim sobre as causas do acidente.

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou três dias de luto nacional. Este foi o segundo acidente com um avião nigeriano em menos de 24 horas. No sábado, uma aeronave de carga da empresa nigeriana Allied Air partiu de Lagos e caiu em Acra, capital de Gana. O avião atingiu um ônibus lotado e matou ao menos dez pessoas, deixando também vários feridos.

Assim como em outros países africanos, acidentes aéreos não são incomuns na Nigéria, a segunda maior economia do continente, mas que conta com um histórico de baixa segurança no setor da aviação. O número de desastres, entretanto, vinha diminuindo desde 2005