Título: Grupo pressiona Sarney por voto aberto
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 05/06/2012, O País, p. 9

BRASÍLIA. Com o processo de cassação contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) em tramitação no Senado, um grupo de senadores reforçou ontem o movimento pelo fim do voto secreto em caso de perda de mandato, pressionando o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), a colocar em pauta a chamada PEC do Voto Aberto. A proposta de emenda constitucional acaba com o voto secreto para cassação. Como dificilmente ela será aprovada a tempo de valer para o caso Demóstenes, esses senadores aguardam manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de divulgarem seus votos no caso do senador goiano, sem risco de anulação do julgamento. A consulta foi feita pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

O senador Pedro Taques (PDT-MT) defende a tese de que a Constituição estabelece o voto secreto para proteger o senador que está votando. Se ele não sente necessidade de ser protegido de eventual constrangimento ou ameaça, poderia abrir seu voto, que é o que pretende fazer.

A Mesa Diretora do Senado não tem posição formada, mas ressalta que o fato de um senador abrir o voto pode constranger outros senadores a fazê-lo, a contragosto. E esse comportamento pode acabar revelando o voto dos demais, por exclusão. Antes do plenário, o processo de cassação contra Demóstenes ainda tem que ser votado e aprovado pelo Conselho de Ética, onde a votação é aberta.

Em discurso no plenário, Taques defendeu ontem que os senadores se revezem na tribuna, diariamente, para pressionar o presidente do Senado a pôr a PEC do Voto Aberto em votação.

- Nesta Casa, quando há vontade política, aprovamos medidas provisórias de afogadilho. Aí, há vontade política para aprovar as MPs mais descabidas, votamos como um corisco. Já neste caso (voto secreto), ficamos com rapapés e salamaleques. Devemos assumir nossa responsabilidade e, no mais, é conversa fiada, é não querer votar, é enrolação - disse Taques, afirmando: - Senador que não aguenta pressão é melhor ficar em casa.

A pressão para votar a PEC do Voto Aberto foi deflagrada ontem pelo líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), que ameaça obstruir as votações em plenário até que Sarney decida colocá-la em pauta. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) também entrou na campanha pelo voto aberto:

- A imprensa toda está colocando o Senado no ridículo. Somos motivo de deboche. O senador não vota neste ou naquele, vota em causa própria, pensando que amanhã pode ser ele.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada