Título: Brasileiros são bem-vindos na Espanha, diz rei
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 05/06/2012, O País, p. 10

BRASÍLIA. Ao lado da presidente Dilma Rousseff, o rei Juan Carlos I, da Espanha, disse ontem que todas dificuldades enfrentadas pelos cidadãos brasileiros ao entrar em seu país serão resolvidas. Ele fez essa declaração momentos depois de Dilma ter mencionado o problema em seu discurso, durante almoço oferecido por ela no Itamaraty.

- Os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos na Espanha. Nosso país é um dos mais visitados pelos nossos amigos brasileiros. Sabemos que algumas questões foram colocadas nos últimos anos, mas as autoridades competentes estão agilizando medidas para facilitar a entrada de cidadãos brasileiros - disse o rei, que falou em português no início e no fim de seu discurso.

O encontro de Dilma com o rei ocorreu em meio a negociações diplomáticas para tentar resolver os problemas enfrentados por brasileiros que viajam para a Espanha e são impedidos de entrar no país. A maioria dos casos foi registrada no aeroporto internacional de Barajas, em Madri, onde brasileiros são detidos e deportados. Embora o rei tenha manifestado entusiasmo na solução do conflito, uma fonte do governo brasileiro relatou que ele lembrou na conversa que não pode intervir em questões internas, como a migratória, mas acredita que o impasse será solucionado.

Momentos antes, Dilma Rousseff afirmou, em seu discurso, que os dois países estão avançando nas negociações para solucionar os problemas com viajantes brasileiros na Espanha.

- Majestade, segue fortalecido o espírito de entendimento e a admiração mútua que aproximou brasileiros e espanhóis e que levou nossos cidadãos a buscar novas oportunidades dos dois lados do Atlântico. Por isso, atribuo importância ao fato de que estejamos avançando no encaminhamento de soluções reais para os nossos problemas. Por exemplo, para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha.

Enquanto Juan Carlos I falava no Brasil, em Madri uma reunião que durou todo o dia debatia maneiras de melhorar as relações migratórias entre os países.