Título: Doente, príncipe Philip perde show do jubileu
Autor:
Fonte: O Globo, 05/06/2012, O Mundo, p. 30

LONDRES . Centenas de milhares de pessoas comemoraram o Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth num show diante do Palácio de Buckingham com os maiores astros da música pop britânica, como Paul McCartney, Robbie Williams, Tom Jones e Elton John, entre outros. Mas o principal convidado da monarca ficou afastado da celebração. O príncipe Philip, que completará 91 anos no sábado, foi levado ao hospital King Edward VII por conta de uma infecção na bexiga, numa ação descrita como preventiva pelo porta-voz do palácio. O marido da rainha deve permanecer sob observação nos próximos dias. Segundo um porta-voz, o príncipe está "compreensivelmente desapontado por perder o concerto e os compromissos do Jubileu de Diamante", como uma cerimônia religiosa na catedral de Saint Paul, marcada para hoje.

O principal evento dos quatro dias foi um desfile real de centenas de barcos pelo Rio Tâmisa no domingo, que atraiu mais de um milhão de espectadores. Durante a travessia, a rainha Elizabeth e o príncipe Philip permaneceram sem casaco, com uma temperatura na faixa dos 5° C, e de pé durante cerca de 80 minutos. Em dezembro, o príncipe teve de fazer o tratamento de uma artéria coronária bloqueada.

"Ela não segue tendências", diz Elton John

Mesmo assim, Elizabeth colocou o dever em primeiro lugar e se juntou aos demais familiares, como o príncipe Charles e sua esposa, Camilla, duquesa da Cornualha, além dos príncipes William e Harry e da princesa Kate, num camarote real cerca de 1h30m após o início do show, vestindo uma capa preta. Um público estimado em 500 mil espectadores acompanhou a apresentação em telões por todo o Mall, a avenida que leva até o palácio.

O gosto musical de Elizabeth é uma incógnita - diz-se que ela usou um tampão de ouvido num concerto similar há dez anos.

- Não creio que ela seja uma grande fã da música pop - disse o cantor Elton John. - Ela não segue tendências. Ela é estoica, brilhante, sábia, engraçada.

Stevie Wonder alterou a letra de "Isn't she lovely" para homenagear a rainha, Paul McCartney cantou "All my loving", e Elizabeth visivelmente gostou da apresentação de Shirley Bassey cantando "Diamonds are forever". O príncipe Charles prestou uma homenagem à mãe e disse que o único aspecto triste do evento era a ausência do pai.

- Se gritarmos alto o suficiente, ele pode nos ouvir no hospital - disse, levando a multidão a gritar "Philip, Philip" e a rainha a mostrar emoção contidamente.

Charles agradeceu a Elizabeth por fazer com que o povo "tivesse orgulho de ser britânico". O evento acabou quando ela acendeu uma das 4.200 piras espalhadas nos países da Commonwealth para comemorar seus 60 anos de reinado.