Título: Amazônia menor desmatamento em 23 anos
Autor:
Fonte: O Globo, 06/06/2012, O País, p. 3

BRASÍLIA . A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou ontem que a Amazônia Legal teve 6.418 quilômetros quadrados de desmatamento entre agosto de 2010 a julho de 2011, a menor taxa dos últimos 23 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

- Esse dado representa a metade do que havia em 1992 e um terço a menos do em 2004.

Esses números, do sistema conhecido como Prodes (Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal), consolidam informações coletadas por satélite ao longo de um ano. Segundo o Inpe, os números do Prodes são mais precisos do que os do sistema de detecção do desmatamento em tempo real (Deter), que divulga informações mensalmente.

A ministra também aproveitou para divulgar os dados mais recentes do Deter: foi apurada em maio uma redução de 64% nos alertas de desmatamento na Amazônia Legal, na comparação com o mesmo período de 2011.

O dado foi divulgado no evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em que a presidente Dilma Rousseff anunciou várias medidas, como a homologação de sete áreas ocupadas por índios.