Título: Desculpas retiradas
Autor: de Souza, André
Fonte: O Globo, 06/06/2012, O País, p. 10

BRASÍLIA. Depois da baixaria na última quinta-feira, quando o deputado Silvio Costa (PTB-PE) xingou o senador Pedro Taques (PDT-MT) durante sessão da CPI, parecia que a paz seria selada, com um roteiro ensaiado de pedido de desculpas, mas não foi o que ocorreu.

Taques não apenas rejeitou as desculpas do colega, como anunciou que pensava em pedir abertura de sindicância contra o petebista. Foi o bastante para que o pavio curto do deputado voltasse a pegar fogo. O pedido de desculpas foi retirado, e a temperatura voltou a subir.

Na sessão da semana passada, Silvio Costa vociferava contra o senador Demóstenes Torres (sem partido). Taques interveio e pediu que ele respeitasse o depoente. Foi o bastante para que o petebista pernambucano o chamasse de "seu merda" e "filho da puta".

Ontem, Costa admitiu ter agido acima do tom:

- Fora do microfone, falei palavras de baixo calão ao senador Pedro Taques, que não falaria mais. Peço desculpas ao senador e ao plenário.

Mas Pedro Taques não aceitou as desculpas apresentadas pelo colega.

- Para mim, esse fato está encerrado. Eu estou analisando a possibilidade de representar o deputado, porque você usar palavras de baixo calão e ofender pessoas dentro de uma CPI não cabe a parlamentar. E o decoro parlamentar não pertence ao parlamentar. É uma prerrogativa do próprio Parlamento. Desta feita, senhor presidente, respeito é bom, mas você só pode exigir respeito de quem tem alguma coisa a ofertar.

O sangue voltou a subir, e Silvio Costa retirou o pedido de desculpas.

- Presidente, retire da minha fala as desculpas que eu pedi ao senador Pedro Taques. E pode me representar.