Título: Agnelo terá secretários do DF em sua defesa
Autor: de Souza, André
Fonte: O Globo, 06/06/2012, O País, p. 10

BRASÍLIA . Preocupado com o depoimento que vai prestar na CPMI do Cachoeira no dia 13 de junho, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, resolveu reforçar a bancada do PT brasiliense na Câmara dos Deputados. Os secretários de Governo, Paulo Tadeu, e de Habitação, Geraldo Magela, reassumem seus mandatos de deputado com o objetivo de ajudar na blindagem de Agnelo. Mas a volta à Câmara tem prazo de validade. No caso de Magela, segundo informou o site do PT, a volta dele ao governo do DF deve ocorrer no fim deste mês. Em relação a Paulo Tadeu, ainda não há um prazo definido.

A exoneração a pedido dos dois secretários foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de ontem. Em nota, o governo do DF diz que "Paulo Tadeu e Geraldo Magela são parlamentares experientes que vão reforçar a bancada do DF no Congresso Nacional em um momento importante em que será discutida a Lei de Diretrizes Orçamentárias, e também em que o DF está sob alvo de ataques políticos".

O próprio Magela, que está em seu terceiro mandato de deputado e é respeitado dentro do partido, deixou claro, em nota no site do PT, que um dos seus objetivos é acompanhar o depoimento de Agnelo. Magela era até poucas semanas atrás secretário nacional de Assuntos Institucionais do partido.

"Compreendemos que seria importante voltar à Câmara e até foi uma sugestão nossa para que, ao mesmo tempo, a gente pudesse acompanhar a formatação da LDO e o depoimento do governador na CPI (do Cachoeira, marcado para o dia 13 de junho). É interessante nós acompanharmos de perto esses procedimentos, que vão acontecer na semana que vem", diz Magela.

Gravações da PF flagraram o então chefe de gabinete do governador, Cláudio Monteiro, em conversas com pessoas ligadas a Carlinhos Cachoeira, para favorecer a empresa Delta no contrato de coleta de lixo na capital federal. Paulo Tadeu também foi citado nos grampos da operação Monte Carlo. Ele e o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, jantaram com o ex-diretor da construtora Delta Cláudio Abreu. Enquanto esperava por eles, Abreu ligou para Cachoeira e disse que os dois iam "amarrar os bigodes" com ele.

Paulo Tadeu está em seu primeiro mandato como deputado federal, mas foi o segundo candidato mais votado no DF em 2010, e o primeiro do PT. Antes disso, ele exerceu por três mandatos o cargo de deputado distrital.

No secretariado de Agnelo, assumem interinamente os secretários-adjuntos Gustavo Ponce (no lugar de Paulo Tadeu) e Rafael de Oliveira (em substituição a Magela). Os dois deputados ocupavam os cargos desde o inicio do governo Agnelo Queiroz, em janeiro de 2010. Os suplentes Augusto de Carvalho (PPS) e Policarpo (PT) tiveram que ceder seus lugares para a volta dos titulares.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistem