Título: Penas maiores para lavagem de dinheiro
Autor:
Fonte: O Globo, 06/06/2012, O País, p. 11

BRASÍLIA . No momento em que uma CPI investiga a organização de Carlinhos Cachoeira, o Senado aprovou ontem projeto de lei que torna mais eficiente a legislação de combate à lavagem de dinheiro. Se a lei for sancionada pela presidente, a ocultação de valores será considerada crime, mesmo quando não estiver vinculada a outros delitos. Além disso, laranjas serão punidos com as mesmas penas do criminoso principal e bens em nome de terceiros poderão ser apreendidos.

A movimentação de recursos sem explicações, por si só, passa a ser considerada lavagem de dinheiro, sem que seja necessário comprovar, como hoje, que ela decorre de tráfico de drogas, terrorismo, contrabando de armas, sequestro, crimes praticados por organização criminosa, contra a administração pública ou o sistema financeiro. Com a mudança, bicheiros que lavam dinheiro proveniente do jogo ilegal poderão ser enquadrados no crime.

O projeto aumenta o teto da multa de R$ 200 mil para R$ 20 milhões em caso de condenação por lavagem de dinheiro, além de pena de reclusão de 3 a 10 anos.