Título: PSDB acusa Lula de fazer propaganda antecipada
Autor: Uribe, Gustavo
Fonte: O Globo, 02/06/2012, O País, p. 11

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O PSDB irá ingressar com representação na Justiça Eleitoral requerendo multa por propaganda eleitoral antecipada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Em entrevista concedida anteontem ao Programa do Ratinho, do SBT, o líder petista aproveitou a oportunidade para justificar a escolha de Fernando Haddad e enaltecer os feitos dele à frente do Ministério da Educação. A equipe jurídica do partido pretende ainda ingressar com representações por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação social. O SBT, emissora que transmitiu a entrevista ao vivo, também pode ser alvo de procedimento judicial, assim como o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho. Além de acompanhar Lula, Haddad foi convidado a responder perguntas no programa.

Em nota, o comando municipal do PSDB acusou o ex-presidente petista de usar indevidamente o espaço da emissora na tentativa de promover o pré-candidato do PT. Na última pesquisa Ibope, Fernando Haddad alcançou 3% das intenções de voto, atrás de seu principal adversário, o ex-governador José Serra (31%).

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo informou que recebeu ontem 50 denúncias sobre a participação do ex-presidente no programa de TV.

As declarações de Lula, dentre as quais que pode concorrer à sucessão presidencial para evitar uma vitória tucana caso a presidente Dilma Rousseff não dispute a reeleição, geraram reações do PSDB e do DEM. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou serem "surpreendentes" os termos da declaração:

- Quem decide quem será a próxima pessoa a governar o país não é um cidadão, por mais força que ele julgue ter, mas os eleitores. Seria mais proveitoso que o objetivo fosse em favor de um projeto novo. As últimas ações e declarações do ex-presidente só acentuam a necessidade de retorno do PSDB para, dentre outras coisas, garantir a liberdade de imprensa e o respeito às instituições - afirmou.

Presidente nacional do PSDB, o deputado Sérgio Guerra (PE) classificou a declaração como uma demonstração de autoritarismo e de extrema arrogância:

- É um sinal grave de desequilíbrio do mesmo ex-presidente que procura ministro do Supremo para evitar o julgamento do mensalão - afirmou Guerra.

Ex-líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) reagiu às críticas. Disse que a oposição, sem projeto de governo para se contrapor à presidente Dilma, elegeu Lula como adversário:

- A presidente Dilma agradece, hoje ela não tem adversários. Não acho que Lula falou nada demais - disse Costa. ( COLABOROU Isabel Braga )