Título: PT lança hoje candidatura de Haddad em SP
Autor: Roxo, Sergio
Fonte: O Globo, 02/06/2012, O País, p. 11

SÃO PAULO. Com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, o PT lança hoje a candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. A presidente Dilma Rousseff deve aparecer em um vídeo durante o encontro do Diretório Municipal da legenda. O partido, que planeja reunir duas mil pessoas, tenta turbinar a candidatura, que ainda patina. Haddad tem apenas 3% das intenções de voto nas pesquisas de opinião e não fechou oficialmente até agora nenhuma aliança para a disputa eleitoral de outubro.

O jingle, que será apresentado hoje aos militantes, vai citar Lula, mentor e principal responsável por viabilizar o nome do ex-ministro da Educação. O slogan fará menção à novidade que Haddad representa e à necessidade de mudança na cidade, apesar de o PT ter negociado uma aliança com o atual prefeito Gilberto Kassab (PSD), antes de o tucano José Serra entrar na disputa, em fevereiro. Haddad nunca disputou uma eleição.

No encontro, os militantes petistas vão aprovar em votação a escolha de Haddad para candidato e as diretrizes do programa de governo. No final do mês, será promovida a convenção, exigida pela legislação eleitoral. A campanha nas ruas só pode começar oficialmente em julho.

A expectativa dos petistas é que, em seu discurso de hoje, Lula evite referência ao episódio de seu encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em abril, para não ofuscar Haddad.

Além da dificuldade nas pesquisas e do impasse nas alianças, a campanha do PT em São Paulo ainda sofre com resistência interna. A senadora e ex-prefeita Marta Suplicy, que desistiu de concorrer à prefeitura por pressão de Lula, tem colocado em dúvida a viabilidade da candidatura do ex-ministro. Ela participará do encontro de hoje e vai discursar aos militantes.

Entre os ministros, é certa a presença de Aloizio Mercadante (Educação), Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento), e Guido Mantega (Fazenda).