Título: Contagem regressiva nos pavilhões do Riocentro
Autor: Milhorance, Flávia
Fonte: O Globo, 02/06/2012, O País, p. 23

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, visitou ontem os cinco pavilhões do Riocentro onde serão realizados os eventos oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), entre eles a cúpula de chefes de Estado e de governo, entre os dias 20 e 22 de junho.

- Vejo que está tudo dentro do cronograma - afirmou o ministro, lembrando que o prazo das obras termina na próxima semana. - No dia 5, o Riocentro será transferido para as Nações Unidas. Já tem gente de segurança chegando. Estamos entusiasmados.

O ministro disse que acompanhará todos os dias da conferência, que vai de 13 a 22 de junho:

- Eu me mudo para cá dia 12 e só vou embora dia 22.

Os preparativos para a Rio+20 prosseguem sob forte esquema de segurança. Um dos locais de circulação restrita é o Pavilhão 5, onde vão se reunir os chefes de Estado e de governo. O que se sabe sobre a localização dos conferencistas é o que aparece no acordo assinado entre a ONU e a presidente Dilma Rousseff para a realização do evento no Rio. Ao todo, são mais de 2.700 assentos. As primeiras 14 fileiras serão ocupadas por delegados dos estados-membros da ONU. Haverá também assentos para parentes dos delegados e convidados do governo brasileiro. No fundo da sala, estão reservados os assentos para jornalistas e ONGs.

A área total para a Rio+20 no Riocentro terá praticamente o dobro da que foi utilizada durante a Rio 92. Além disso, também serão utilizados o Parque dos Atletas e o Forte de Copacabana para eventos oficiais, ambos também visitados ontem pelo ministro Antônio Patriota.

Segundo informações da LPR, empresa responsável pelas instalações, mais de 240 funcionários trabalham na montagem de 61 mil metros quadrados no Riocentro, onde serão usadas 1.500 luminárias de LED e madeiras certificadas. De acordo com a companhia, 90% de tudo o que for utilizado serão reaproveitados em outros eventos das empresas do consórcio.

Acessibilidade entra em teste no Riocentro

As instalações do Riocentro estão seguindo normas de acessibilidade, com rampas de acesso em todas as estruturas, passarelas niveladas que ligam um pavilhão ao outro e sinalização para deficientes visuais. Segundo o Itamaraty, a expectativa é que esta montagem se torne modelo de acessibilidade da ONU para o futuro.

- Alguns ajustes precisarão ser feitos na altura das rampas e nos banheiros - avaliou a cadeirante Regina Cohen, arquiteta e coordenadora do Núcleo Pró-Acesso da UFRJ, que tem acompanhado as obras a convite do Itamaraty.

- Espero que esta (conferência) seja a melhor de todas.

No local, haverá outros serviços, como explicou o representante do Comitê Nacional de Organização (CNO) da Rio+20, Tiago Santos:

- Se a pessoa tem deficiência audiovisual e não consegue ver o que está acontecendo, vai ter o serviço de audiodescrição. Uma pessoa vai estar descrevendo os slides que forem apresentados, os gráficos e até o próprio ambiente.

Começa hoje a montagem das tendas da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, no Aterro do Flamengo. O ministro Antônio Patriota é aguardado para uma visita ao local. São esperadas cerca de 30 mil pessoas, sendo 14 mil participantes oficiais. Tendas serão espalhadas numa área de 26 mil metros quadrados, depois de um acordo com o Exército que não permitiu o uso do Monumento aos Pracinhas. Será usado apenas um estacionamento próximo.

COLABORARAM Antônio Werneck, Luiz Ernesto Magalhães, Ludmilla de Lima e Selma Schmidt