Título: A maçã sem o coração, 35 anos depois
Autor:
Fonte: O Globo, 02/06/2012, Economia, p. 29

NOVA YORK. Um ícone de Nova York será reinventado em uma campanha publicitária de US$ 5 milhões, com a ambição de promover o turismo. Na propaganda, que já começou a causar polêmica antes mesmo de ir ao ar, o coração que representa o amor no slogan "I love NY" é substituído por um guarda-sol, uma montanha-russa e até pelas Cataratas de Niágara (no norte do estado) em desenhos nos quais as pessoas mostram sua diversão favorita para o verão no Empire State, como é conhecido o estado de Nova York.

Para o governador Andrew Cuomo, que autorizou a agência de publicidade BBDO a mexer na logomarca turística mais famosa do mundo, criada em 1977 pelo designer gráfico Milton Glaser, a mudança era necessária:

- A campanha reinventa um dos grandes trunfos do nosso estado, ícone "I love NY", que é conhecido no mundo inteiro, e lhe dá nova vida, para mostrar as coisas que as pessoas amam em Nova York.

A logomarca foi lançada em um momento de depressão econômica na cidade de Nova York, no fim dos anos 70, e se transformou num marco da retomada do crescimento e do orgulho nova-iorquino.

Especialistas em design divergem sobre a validade da ideia de se mexer em uma marca tão consagrada, mas Milton Glaser disse não ter se surpreendido com a alteração no ícone que criou dentro de um táxi, usando o verso de um envelope para fazer o rascunho.

- É um milagre que essa logomarca tenha sobrevivido tanto tempo. Ela continuará existindo daqui a 50 anos - disse Glaser à TV NBC.

Para o publicitário David Lubars, diretor da BBDO, o problema justamente é que a marca se tornou universal, foi copiada em diversos países, e assim perdeu sua personalidade nova-iorquina.