Título: Economia da Grécia encolhe 6,5%
Autor:
Fonte: O Globo, 09/06/2012, Economia, p. 23

ATENAS. A economia grega apresentou recessão de 6,5% no primeiro trimestre do ano ante ao mesmo período de 2011. O tombo superou as expectativas de analistas, de 6,2%, e vem após uma queda na economia de 7,5% no quarto trimestre de 2011, informou o Elstat, órgão estatístico do país. O começo deste ano foi marcado por cortes de salários, aumentos de impostos e desemprego recorde no país, que está há cinco anos em recessão.

Analistas acreditam que os números piores do que o esperado darão ainda mais argumentos aos políticos que fazem campanha contra a austeridade exigida no resgate internacional, o que pode influenciar as eleições do dia 17. As medidas pioraram os problemas econômicos e afastou os eleitores dos partidos políticos que apoiaram o socorro da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

- O dado positivo das exportações e a redução das importações não compensou a redução da demanda - disse Nikos Magginas, economista do Banco Nacional, da Grécia. - As pressões recessivas seguem inalteradas no segundo trimestre. A incerteza, combinada com a piora do desemprego, vai limitar mais o gasto interno, enquanto o apoio aos setores exportadores é fraco.

O gasto dos consumidores caiu 7,5% no primeiro semestre, enquanto os investimentos recuaram 21,3%. A recessão fez com que as importações caíssem 41,5%. O PIB grego, de 215 bilhões, deve se contrair entre 5% e 5,3% neste ano, segundo os prognósticos do Banco Central do país e da OCDE. Já a taxa de desemprego registrou novo recorde, com 21,9% de pessoas sem emprego em março - nível que se assemelha à espanhola (24,4%).

- Os dados macroeconômicos mais recentes não sugerem uma melhora concreta no segundo trimestre. O desenvolvimento político interno e a evolução da crise na zona do euro serão cruciais para a perspectiva econômica doméstica na segunda metade do ano - disse Platon Monokroussos, economista do Eurbank.