Título: Jovens se aquecem para a conferência da ONU
Autor: Brito, Cibelle
Fonte: O Globo, 08/06/2012, Rio, p. 15

Temas relevantes para as novas gerações, como a sustentabilidade e o impacto das crises econômicas no mercado de trabalho, estão sendo debatidos no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova. Cerca de 500 jovens brasileiros participam da "Youth Blast - Conferência da Juventude para a Rio+20", braço jovem e oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo do evento é fornecer informações e treinar os jovens líderes que participarão dos debates da conferência. Segundo a organização, 48 brasileiros representarão o país nos processos oficiais. A presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, disse estar satisfeita com a repercussão do encontro, segundo ela, divulgado principalmente pelas redes sociais. Na manhã de ontem, a conferência contou com uma mesa institucional e uma outra para explicar o que é a Rio+20 e quais os impactos na comunidade internacional. A Rio 92 também foi lembrada. À tarde, os temas foram relacionados aos desafios das novas gerações e a importância da responsabilidade socioambiental. Ângela afirma que a faixa etária é bastante variada.

- Temos voluntários de 16 e 17 anos, mas também universitários e pós-graduandos, e movimentos jovens que estão fazendo uma cobertura diferenciada pela internet, como os 30 jovens revista da Turma da Viração e outros do circuito Fora do Eixo - conta a presidente, salientando que a participação dos jovens é importante para que as metas a serem definidas durante a conferência sejam cumpridas pelos países. - Dos 7 bilhões de pessoas no planeta, temos 1,8 milhão somente de jovens que precisam ser considerados nas discussões de hoje, do presente. Queremos incorporar as decisões da Rio+20 no dia a dia dessas pessoas.