Título: Governo do DF rompe contrato com Delta
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 07/06/2012, O País, p. 10

BRASÍLIA . O governador Agnelo Queiroz (PT) determinou o rompimento do contrato de limpeza da empresa Delta com o governo do Distrito Federal, que vinha sendo cumprido com base em liminar do Tribunal de Justiça do DF, desde dezembro de 2010. A decisão foi anunciada ontem pelo secretário de Transparência, Carlos Higino, após a cassação da liminar pela 1 Vara da Fazenda Pública. A Delta tem prazo de dez dias para recorrer.

No inquérito da Polícia Federal sobre o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira, há referências de negociação e pagamento de propina a auxiliares de Agnelo. Entre os citados está Claudio Monteiro, que era chefe de gabinete do governador. Ele foi demitido do cargo por causa dessas citações. Na próxima quarta-feira, Agnelo irá à CPI do Cachoeira prestar esclarecimento sobre o suposto envolvimento do seu governo no esquema de bicheiro Carlinhos Cachoeira.

As empresas Sustentare e Valor Ambiental, que perderam a licitação, vão assumir o serviço de coleta, transporte e tratamento de resíduos no Distrito Federal, no lugar da Delta. A empresa venceu a licitação aberta em 2007 e assumiu dois contratos - um de R$ 7 milhões e outro de R$ 3 milhões. A empresa começou a prestar os serviços em 2010, mas os documentos apresentados continham erros, e a Delta foi inabilitada. Por liminar, a empresa seguiu executando o contrato, mas o documento foi cassado no mês passado pela Justiça.

Em Goiânia, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), exonerou um grupo de 15 assessores especiais, entre eles, Lúcio Fiúza, que participou das negociações da venda da casa de Perillo, no condomínio Alphaville, com o ex-vereador Wladimir Garcez e o empresário Walter Paulo Santiago. Segundo a assessoria do governo de Goiás, os assessores foram exonerados devido ao prazo para afastamento de eventuais candidatos nas eleições municipais de outubro. Fiúza não deverá concorrer, mas também saiu, alegando motivos pessoais.