Título: Deputado pede investigação sobre Protógenes Queiroz
Autor: Celso Pereira, Paulo
Fonte: O Globo, 07/06/2012, O País, p. 10

BRASÍLIA . O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), relator do processo que investiga a possível quebra de decoro do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), entregou ontem seu voto ao Conselho de Ética da Câmara pedindo que seja aberta uma investigação formal contra o colega. Amauri era o responsável pelo relatório preliminar sobre a denúncia de que Protógenes manteve relações indevidas com o sargento da reserva da Aeronáutica Idalberto Matias, o Dadá, que chegou a ser preso por suspeita de integrar a quadrilha de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Segundo Teixeira, os elementos que existem até agora são frágeis para configurar a quebra de decoro; ainda assim o petista considera necessário ampliar as investigações.

- O que existe é muito frágil para caracterizar quebra de decoro. Só se existir elementos maiores para a gente chegar à conclusão de quebra de decoro. O que existe apenas dá para concluir que é necessário aprofundarmos as investigações.

A expectativa é que o relatório de Teixeira seja votado quarta-feira, no Conselho de Ética. Caso o texto seja aprovado, um processo formal por quebra de decoro será aberto contra o deputado paulista. Teixeira deverá ser novamente o relator. Neste caso, Protógenes seria obrigado a imediatamente deixar o Conselho de Ética, do qual faz parte, indicado por seu partido.

A situação do deputado também ficaria delicada na CPI do Cachoeira, já que ele passaria a figurar, simultaneamente, como investigador do esquema do bicheiro na comissão e como investigado no conselho, por manter relação com integrantes da quadrilha do jogo. Protógenes reagiu no Twitter:

- Recebo com respeito e tristeza o parecer do deputado Amauri do PT. Contraria os depoimentos dos delegados e documentos que me inocentam. Vou me defender! - afirmou,

A representação contra Protógenes foi feita pelo PSDB, que usou como base reportagem em que o deputado, na época delegado da Polícia Federal, conversa com Dadá. Os tucanos afirmam que Protógenes dá conselhos a Dadá sobre como o acusado deveria se portar diante de investigações feitas sobre ele.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no