Título: Para gregos endinheirados, nada mudou
Autor:
Fonte: O Globo, 15/06/2012, Economia, p. 27

ATENAS. Para os superricos da Grécia, nada mudou em suas rotinas, em meio à crise econômica. Reportagem publicada ontem no jornal "The Guardian" mostra que oligarcas, donos de grandes barcos, cantores e estrelas da mídia continuam se reunindo no Hotel Poseidonion, na Ilha de Spetses, conhecida como "a nova Mônaco". Com quase cem anos, o elegante Poseidonion permanece como o playground favorito da alta sociedade ateniense.

No fim do dia, eles tomam coquetéis com foie gras no hotel enquanto empregados limpam seus iates. Um pônei leva seus filhos - todos com babás - para passear na praça, diz o jornal.

Três dias antes de os gregos enfrentarem uma eleição do estilo "ou vai ou racha", diz a publicação, o país não poderia estar mais dividido. Na ilha, não se fala na crise. "Os gregos atraíram isso para si próprios", afirmou ao jornal um dono de um barco, que vive em Londres. Para Christina Ioannidis, proprietária de uma butique de luxo na ilha, nada mudou: "Na verdade, os negócios não podiam estar melhores".

Estima-se em 8 bilhões o montante retirado dos bancos gregos em maio desde que cresceram especulações sobre a saída da Grécia da zona do euro. Histórias de gregos ricos enviando suas esposas em "missões de compras" para retiradas secretas em bancos de Suíça e Chipre se proliferam. "Precisamos ver empresários fazerem algo pela Grécia, reclamou Theodore Pelagidis, professor de Economia da Universidade Piraeus.