Título: Exames de Lula confirmam cura do câncer
Autor: Herdy, Thiago
Fonte: O Globo, 15/06/2012, O País, p. 13

Para se recuperar de tratamento, ex-presidente cancela reunião com Eduardo Campos e presença em evento da Rio+20

SÃO PAULO. O ex-presidente Lula passou no primeiro teste de rotina desde o diagnóstico que atestou o fim do câncer na laringe, divulgado em março deste ano. Uma bateria de exames e uma biópsia realizadas quarta-feira concluíram não haver vestígios da doença, confirmando o diagnóstico de cura. O resultado foi divulgado ontem. Durante a manhã ele passou por um procedimento cirúrgico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada do cateter subcutâneo por meio do qual recebeu o medicamento quimioterápico durante o tratamento.

Por determinação médica e para poupar a voz, o ex-presidente cancelou dois eventos para os quais havia confirmado presença: uma reunião hoje em São Paulo com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com o propósito de oficializar o apoio do PSB ao petista Fernando Haddad na disputa pela prefeitura paulistana e a inauguração da Arena Socioambiental da Rio+20 no Rio de Janeiro, prevista para amanhã.

"Sua prioridade, agora, é seguir as recomendações médicas para se restabelecer definitivamente dos efeitos colaterais do duro tratamento a que foi submetido nos últimos meses", escreveu a assessoria em nota divulgada pelo Instituto Lula.

Em função da retirada de tecido da laringe para realização do exame, o ex-presidente ficou com a voz debilitada. O incômodo por causa do exame faz com que ele reclame de dor na região da garganta e tenha dificuldade até para tomar água. Segundo os médicos, esses efeitos colaterais são considerados normais em casos como o do ex-presidente.

Apesar de não participar do evento da Rio+20 amanhã, Lula ainda pode ir ao Rio na próxima semana para outras atividades da conferência. A confirmação dependerá de sua recuperação. Lula designou o presidente do PT, Rui Falcão, para substituí-lo na reunião com Campos hoje. Serão discutidos não apenas os detalhes da aliança entre PSB e PT em São Paulo como o imbróglio eleitoral de Recife, onde o PSB não confirmou aliança com os petistas e ameaça lançar candidatura própria.

A cirurgia para retirada do cateter ocorreu na manhã de ontem. Lula descansou no quarto até 15h50m, quando recebeu alta e foi para seu apartamento em São Bernardo do Campo.