Título: Datafolha: Haddad sobe para 8% e está em terceiro; Serra tem 30%
Autor:
Fonte: O Globo, 18/06/2012, O País, p. 5

SÃO PAULO . O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, subiu de 3% para 8% na pesquisa de intenção de voto divulgada ontem pelo Datafolha. O aumento de cinco pontos percentuais põe Haddad em terceiro, empatado com Soninha Francine (PPS), que subiu um ponto percentual.

O ex-governador José Serra (PSDB) manteve a liderança, com 30%. É o mesmo percentual da pesquisa divulgada em março passado pelo Datafolha, logo após o tucano anunciar oficialmente sua entrada na disputa. Celso Russomanno (PRB) permanece em segundo, com 21%, dois pontos percentuais a mais que na pesquisa de março.

Na quarta posição está Netinho de Paula (PCdoB), com 7%, caindo três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Gabriel Chalita (PMDB) aparece com 6%, um ponto a menos. Na sequência, está Paulinho da Força (PDT), com 5%. Luiz Flávio D"Urso (PT) e Carlos Giannazi (PSOL) aparecem com 1%. Os demais não pontuaram.

O Datafolha ouviu 1.077 pessoas em 13 e 14 de junho. Dos entrevistados, 9% disseram votar branco ou nulo e 3% afirmaram que não sabem. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A deputada Luiza Erundina (PSB), candidata a vice na chapa de Haddad (PT), disse que será "desconfortável" participar de atos de campanha ao lado do deputado Paulo Maluf (PP). Maluf deve anunciar hoje o apoio a Haddad, após ter tido um de seus aliados nomeado para comandar a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Para apoiar Serra, Maluf negociava mais espaço no governo de Geraldo Alckmin (PSDB). Mas o PT teria sido mais ágil e, por isso, estaria mais perto de garantir o apoio de Maluf. Erundina disse que, caso tivesse sido consultada, teria opinado contra o apoio de Maluf.